Aula sobre Abiogenese X Biogenese

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Explique aos alunos que durante muito tempo, as pessoas acreditavam que seres vivos poderiam surgir a partir de matéria inanimada, ou seja, sem a necessidade de um ser vivo para gerá-los. Essa teoria era chamada de Abiogênese. No entanto, essa teoria foi refutada por experimentos e estudos, que levaram à aceitação da teoria da Biogênese, que afirma que todo ser vivo se origina de outro ser vivo.

  1. Etapa 1 - Envio de material e Check-in

    Crie uma notícia que relata o surgimento de um animal a partir de algo inanimado e depois apresente um debate entre cientistas opositores sobre ela, então envie aos alunos antes da aula. Explique aos alunos o conceito de Check-in e Check-out, e pedir que criem um template de registro de aprendizagem com esses campos.

  2. Etapa 2 - Exposição

    Apresente aos alunos as teorias da Abiogênese e Biogênese, explicando suas diferenças e como foram confrontadas ao longo da história.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça que discutam sobre a importância da teoria da Biogênese para a ciência e para a compreensão da origem da vida.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Peça aos alunos para realizarem uma atividade prática onde eles possam observar a presença de seres vivos em diferentes tipos de materiais, como água, solo, ar, etc. Repetir o experimento de Reddi é uma boa pedida. Nesse último caso, é necessário tempo para a matéria orgânica apodrecer, deixe o debate para uma segunda aula.

  5. Etapa 5 - Debate

    Após a atividade prática, promova um debate entre os alunos para discutir os resultados obtidos e como eles se relacionam com as teorias da Abiogênese e Biogênese.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Peça aos alunos que registrem no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre as teorias da Abiogênese e Biogênese e sua importância para a ciência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver base para posteriormente comparar ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin
  • Compreender as diferenças entre as teorias da Abiogênese e Biogênese
  • Refletir sobre a importância da teoria da Biogênese para a ciência

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões e atividades práticas
  • Compreensão das diferenças entre as teorias da Abiogênese e Biogênese
  • Capacidade de relacionar a teoria da Biogênese com a origem da vida

Ações do professor

  • Explicar o conceito de Check-in e Check-out
  • Apresentar as teorias da Abiogênese e Biogênese
  • Promover discussões em grupo e debates
  • Orientar a atividade prática
  • Estimular a reflexão sobre a importância da teoria da Biogênese

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out
  • Participar ativamente das discussões e atividades práticas
  • Registrar no campo de Check-out o que aprenderam sobre as teorias da Abiogênese e Biogênese e sua importância para a ciência
  • Realizar a atividade prática
  • Refletir sobre a importância da teoria da Biogênese para a ciência.