Aula sobre Abiogenese X Biogenese
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A teoria da abiogênese, que propunha a geração espontânea da vida a partir de matéria inorgânica, foi amplamente aceita até meados do século XIX, quando a teoria da biogênese, que defendia a origem da vida a partir de outros seres vivos preexistentes, passou a ser considerada cientificamente correta. A aula sobre abiogênese x biogênese é importante para que os alunos compreendam a evolução do pensamento científico sobre a origem da vida e a importância da observação e experimentação na construção do conhecimento científico.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula, a importância da observação e experimentação na construção do conhecimento científico e os objetivos da atividade.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo pesquisa sobre um tema específico relacionado à abiogênese x biogênese:\- Banca julgadora: critérios de avaliação para a teoria da abiogênese e para a teoria da biogênese.
\- Grupo defensor: argumentos a favor da teoria da abiogênese.
\- Grupo opositor: argumentos contra a teoria da abiogênese.
\- Grupo observador: observação e registro dos argumentos apresentados pelos outros grupos.
Etapa 4 - Preparação das argumentações
Cada grupo prepara suas argumentações baseadas em suas pesquisas.Etapa 5 - Debate
Os grupos se apresentam e debatem sobre os temas pesquisados.Etapa 6 - Conclusão
Resuma os principais pontos discutidos no debate e promove uma reflexão sobre a importância da observação e experimentação na construção do conhecimento científico.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação e o desempenho dos alunos na atividade junto à turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
- Compreender as teorias da abiogênese e da biogênese e sua importância para a evolução do pensamento científico.
- Identificar as semelhanças e diferenças entre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
Critérios de avaliação
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
- Qualidade da pesquisa.
- Participação e colaboração do grupo.
Ações do professor
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
- Explicar as teorias da abiogênese e da biogênese.
- Estimular a participação e a argumentação dos alunos.
- Mediar o debate.
Ações do aluno
- Participar da atividade.
- Refletir sobre a importância da observação e experimentação na construção do conhecimento científico.
- Realizar a pesquisa.
- Preparar as argumentações.
- Apresentar as argumentações.