Aula sobre Abiogenese X Biogenese

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A teoria da abiogênese, que propunha a geração espontânea da vida a partir de matéria inorgânica, foi amplamente aceita até meados do século XIX, quando a teoria da biogênese, que defendia a origem da vida a partir de outros seres vivos preexistentes, passou a ser considerada cientificamente correta. A aula sobre abiogênese x biogênese é importante para que os alunos compreendam a evolução do pensamento científico sobre a origem da vida e a importância da observação e experimentação na construção do conhecimento científico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, a importância da observação e experimentação na construção do conhecimento científico e os objetivos da atividade.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo pesquisa sobre um tema específico relacionado à abiogênese x biogênese:

    \- Banca julgadora: critérios de avaliação para a teoria da abiogênese e para a teoria da biogênese.

    \- Grupo defensor: argumentos a favor da teoria da abiogênese.

    \- Grupo opositor: argumentos contra a teoria da abiogênese.

    \- Grupo observador: observação e registro dos argumentos apresentados pelos outros grupos.


  4. Etapa 4 - Preparação das argumentações

    Cada grupo prepara suas argumentações baseadas em suas pesquisas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos se apresentam e debatem sobre os temas pesquisados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma os principais pontos discutidos no debate e promove uma reflexão sobre a importância da observação e experimentação na construção do conhecimento científico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação e o desempenho dos alunos na atividade junto à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Compreender as teorias da abiogênese e da biogênese e sua importância para a evolução do pensamento científico.
  • Identificar as semelhanças e diferenças entre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.

Critérios de avaliação

  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Qualidade da pesquisa.
  • Participação e colaboração do grupo.

Ações do professor

  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Explicar as teorias da abiogênese e da biogênese.
  • Estimular a participação e a argumentação dos alunos.
  • Mediar o debate.

Ações do aluno

  • Participar da atividade.
  • Refletir sobre a importância da observação e experimentação na construção do conhecimento científico.
  • Realizar a pesquisa.
  • Preparar as argumentações.
  • Apresentar as argumentações.