Aula sobre Abstracionismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O abstracionismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX e que se caracteriza pela ausência de representação figurativa. Nesse estilo, as formas e cores são utilizadas para criar uma composição visual que pode transmitir emoções e sensações. O abstracionismo pode ser encontrado em diversas formas de arte, como pintura, escultura, design gráfico, entre outras. Os alunos serão introduzidos ao abstracionismo e irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o abstracionismo e mostre exemplos de obras de arte que representam esse estilo. Os alunos serão incentivados a observar as formas e cores presentes nas obras e a refletir sobre as sensações que elas transmitem.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre as obras apresentadas pelo professor. Cada grupo deverá escolher uma obra e apresentá-la para a turma, explicando as formas e cores utilizadas e as sensações que a obra transmite.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Eles deverão utilizar esse template para avaliar a atividade e registrar suas impressões sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação de obras abstratas

    Os alunos irão criar suas próprias obras abstratas utilizando formas e cores. Eles deverão utilizar as sensações e emoções que o abstracionismo transmite como inspiração para criar suas obras.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma e explicar as formas e cores utilizadas e as sensações que suas obras transmitem.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e registrar suas impressões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a atividade e ressalte a importância de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar a atividade e registrar suas impressões sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das formas e cores na criação das obras abstratas.
  • Capacidade de transmitir sensações e emoções por meio das obras criadas.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na apresentação das obras.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Reflexão crítica sobre o tema abordado na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e mostrar exemplos de obras de arte que representam o abstracionismo.
  • Dividir os alunos em grupos para discutir sobre as obras apresentadas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos na criação das obras abstratas.
  • Orientar os alunos na utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e ressaltar a importância de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

Ações do aluno

  • Observar as formas e cores presentes nas obras de arte apresentadas pelo professor.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e na apresentação das obras.
  • Utilizar a criatividade e a expressão artística na criação das obras abstratas.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Refletir criticamente sobre o tema abordado na atividade.