Aula sobre Abstracionismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O abstracionismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX, caracterizado pela simplificação das formas e pela ausência de representação figurativa. Os alunos serão introduzidos ao abstracionismo e aprenderão a analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Utilize exemplos práticos como obras de arte abstratas e objetos do cotidiano que possuam formas abstratas.

  1. Etapa 1 - Introdução ao abstracionismo

    Apresente aos alunos o conceito de abstracionismo e suas características principais. Em seguida, exiba algumas obras de arte abstratas para que os alunos possam observar e analisar as formas presentes.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as formas presentes nas obras de arte abstratas apresentadas pelo professor. Cada grupo deverá escolher uma obra para analisar mais detalhadamente.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre a obra escolhida e o artista que a criou. Os alunos deverão buscar informações sobre o contexto histórico em que a obra foi criada, as técnicas utilizadas pelo artista e a mensagem que a obra transmite.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deverá apresentar sua análise da obra escolhida e o template de avaliação por pares criado. Os outros grupos avaliarão a apresentação conforme os critérios estabelecidos no template.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as diferentes análises apresentadas e como elas se relacionam com o abstracionismo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça conclusão sobre o abstracionismo e como ele se relaciona com a arte contemporânea.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a criação de argumentos consistentes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de abstracionismo e suas características principais.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a obra escolhida e o artista que a criou.
  • Estimular a criação de argumentos consistentes.

Ações do aluno

  • Discutir sobre as formas presentes nas obras de arte abstratas apresentadas pelo professor.
  • Pesquisar sobre a obra escolhida e o artista que a criou.
  • Criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação.