Aula sobre Abstracionismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O abstracionismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX e que se caracteriza pela não representação da realidade. Nessa corrente artística, as formas e cores são utilizadas de maneira livre e sem a intenção de representar algo concreto. O abstracionismo pode ser encontrado em diversas formas de arte, como na pintura, escultura, arquitetura e design. Explore o abstracionismo na pintura e, por meio da metodologia ativa Gamificação, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução ao abstracionismo

    Apresente o conceito de abstracionismo e suas características na pintura. Serão mostrados exemplos de obras abstratas e como elas se diferenciam das obras figurativas.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o abstracionismo. O jogo pode ser criado em papel ou digitalmente, utilizando ferramentas como o Google Forms ou Kahoot.

  3. Etapa 3 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e afirmações. Medie a atividade e estimule a discussão sobre as respostas corretas e incorretas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em um grande grupo para discutir as perguntas e afirmações do jogo, compartilhando suas opiniões e conhecimentos sobre o abstracionismo.

  5. Etapa 5 - Criação de uma obra abstrata

    Cada aluno irá criar uma obra abstrata utilizando tinta guache e papel. Estimule a criatividade e a experimentação, sem a preocupação em representar algo concreto.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras

    Os alunos irão apresentar suas obras abstratas para a turma, explicando as escolhas de cores e formas utilizadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre o tema e o aprendizado dos alunos, destacando a importância da experimentação e da liberdade na arte abstrata.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a experimentação na arte abstrata.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo e na discussão em grupo.
  • Criatividade e experimentação na criação da obra abstrata.
  • Clareza e objetividade na apresentação da obra.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de abstracionismo e suas características.
  • Mediar a criação do jogo e a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a experimentação na criação da obra abstrata.

Ações do aluno

  • Criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o abstracionismo.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e discutir as respostas.
  • Criar uma obra abstrata e apresentá-la para a turma.