Aula sobre Abstracionismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Abstracionismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX e que se caracteriza pela ausência de representação figurativa. Nesse estilo, as formas são simplificadas e reduzidas a linhas, cores e formas geométricas. O objetivo é transmitir uma ideia ou emoção através da composição visual. O Abstracionismo pode ser encontrado em diversas áreas, como na arquitetura, na moda e na publicidade. Os alunos irão aprender sobre o movimento artístico Abstracionismo e criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre o Abstracionismo, que poderá ser encontrado em plataformas online como o YouTube. Indique um vídeo que seja adequado para a idade e o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema Abstracionismo e explique suas características principais. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o Abstracionismo. O mapa deverá ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação do seu próprio mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Faça comentários e tire dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como o Abstracionismo pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e suas características principais.
  • Indicar um vídeo adequado sobre o Abstracionismo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Fazer comentários e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Contribuir para a discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre o aprendido na aula.