Aula sobre Acesso A Internet No Mundo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A internet é uma ferramenta presente em nossas vidas e tem sido cada vez mais importante para a comunicação, o trabalho e o lazer. No entanto, o acesso à internet não é igual em todos os lugares do mundo e existem desigualdades no que se refere à disponibilidade e qualidade da conexão. Vamos explorar o acesso à internet no mundo e suas implicações?

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema central da aula: "Como o acesso à internet é distribuído no mundo e quais são as implicações disso?"

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e discutem as possíveis causas e consequências da desigualdade no acesso à internet.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve gerar alternativas para solucionar o problema apresentado.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresenta as soluções geradas e discute com a turma.

  5. Etapa 5 - Seleção da melhor solução

    A turma seleciona a melhor solução para o problema apresentado.

  6. Etapa 6 - Elaboração do diário de bordo

    Cada grupo deve elaborar um diário de bordo contendo os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários

    Cada grupo apresenta seu diário de bordo para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas.
  • Elaboração do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na elaboração do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema apresentado.
  • Elaborar o diário de bordo.