Aula sobre Acesso A Internet No Mundo
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância da internet no mundo atual, abordando temas como comunicação, informação, entretenimento, trabalho, educação, entre outros. Em seguida, apresente aos alunos a proposta de desenvolver um diário de bordo em grupo, no qual eles irão analisar o acesso à internet no mundo, comparando diferentes realidades e buscando soluções para possíveis problemas.
Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos
Apresente o tema aos alunos. Motive a analisar as diferentes realidades que encontramos em sala de aula. Em um segundo momento, peça para que agora pensem no contexto mundial. Divida a sala em grupo com 4 a 5 estudantes.Etapa 2 - Definição do problema
Cada grupo deverá escolher um país e analisar o acesso à internet nesse local, identificando possíveis problemas relacionados à infraestrutura, políticas públicas, custos, entre outros.Etapa 3 - Geração de alternativas
Os grupos deverão buscar soluções para os problemas identificados, considerando diferentes perspectivas e possibilidades.Etapa 4 - Definição da solução
Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e justificar sua escolha.Etapa 5 - Elaboração do diário de bordo
Cada grupo deverá criar um diário de bordo com os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”, utilizando recursos como papel, canetas, lápis de cor, recortes de revistas, entre outros.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Os grupos deverão apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando suas análises, alternativas e soluções.Etapa 7 - Reflexão final
Ao final, promova uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância do acesso à internet no mundo, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre a realidade mundial.
- Estimular a criatividade e a capacidade de buscar soluções para problemas complexos.
- Trabalhar a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração em grupo.
- Qualidade das análises, alternativas e soluções apresentadas.
- Criatividade e originalidade na elaboração do diário de bordo.
Ações do professor
- Promover a roda de conversa inicial e contextualização do tema.
- Orientar os grupos na definição do problema, geração de alternativas e escolha da solução.
- Acompanhar o processo de elaboração do diário de bordo e dar feedbacks aos grupos.
- Mediar as apresentações dos diários de bordo e estimular a reflexão final.
Ações do aluno
- Participar ativamente da roda de conversa e formação dos grupos.
- Realizar análises críticas sobre o acesso à internet no país escolhido.
- Buscar soluções criativas e viáveis para os problemas identificados.
- Elaborar um diário de bordo original e bem estruturado.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva, justificando suas análises, alternativas e soluções.