Aula sobre Acesso A Internet No Mundo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O acesso à internet é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas, mas nem todos têm o mesmo acesso e qualidade de conexão. Nesta aula, vamos conhecer a situação do acesso à internet no mundo e debater sobre as consequências disso para a integração mundial.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Os alunos são divididos em grupos e recebem um papel em branco para criar um modelo com 5 etapas: mapear (levantar os dados), divergir, decidir, prototipar e testar. Apresente alguns exemplos práticos para auxiliar os estudantes. Exiba um mapa mundi e peça aos alunos que apontem os países com maior e menor acesso à internet. Outro exemplo é mostrar imagens de pessoas utilizando a internet em diferentes contextos (trabalho, lazer, educação) e discutir sobre as diferenças entre esses contextos em diferentes partes do mundo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo, agora, deve esboçar em seu modelo as principais informações que devem ser levantadas para entender o tema, como dados sobre o acesso à internet em diferentes países e continentes.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem decidir quais informações são mais relevantes e como organizá-las em seu template.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas informações selecionadas, os grupos devem criar um protótipo de apresentação sobre o tema, utilizando recursos como cartolinas, canetas coloridas, revistas, jornais, etc.

  5. Etapa 5 - Testar

    Peça para que os grupos apresentem, recebendo feedbacks da turma. Faça também uma devolutiva aos grupos.

  6. Etapa 6 - Analisar

    Em conjunto, a turma discute as informações apresentadas pelos grupos e analisa a situação do acesso à internet no mundo, comparando diferentes interpretações.

  7. Etapa 7 - Sintetizar

    Faça uma síntese das principais conclusões da aula e reforçando os objetivos e habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a integração mundial.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância do acesso à internet no mundo atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Qualidade da apresentação do protótipo.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos no desenvolvimento das atividades.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Fazer intervenções pontuais para direcionar a discussão e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Contribuir com ideias e sugestões para a elaboração do protótipo.
  • Analisar criticamente as informações apresentadas pelos colegas e pelo professor.