Aula sobre Acesso A Internet No Mundo
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A internet é uma ferramenta importante para a comunicação e acesso à informação. No entanto, o acesso à internet no mundo não é igualitário e muitas pessoas ainda não têm acesso à rede. Vamos estudar sobre a distribuição da internet no mundo e suas implicações.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e suas implicações para a turma, utilizando exemplos práticos e dados estatísticos sobre a distribuição da internet no mundo.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.Etapa 3 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso sobre a distribuição da internet em um país específico (por exemplo, Brasil). Os alunos deverão analisar o caso, identificar as principais lacunas e pontos importantes a serem abordados.Etapa 4 - Criação do modelo de infográfico
Cada grupo deverá criar um modelo de infográfico contendo as lacunas identificadas no estudo de caso. O objetivo é que esse material sirva de apoio para o estudo de caso realizado pelos estudantes.Etapa 5 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre a distribuição da internet em outros países, utilizando recursos como livros e revistas.Etapa 6 - Preenchimento do infográfico
Com base na pesquisa realizada, os alunos deverão preencher o modelo de infográfico criado pelo grupo.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma, destacando as principais informações e conclusões.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Fomentar o interesse dos alunos sobre a distribuição da internet no mundo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Qualidade do infográfico criado pelo grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e suas implicações para a turma.
- Orientar os alunos na criação do infográfico.
- Avaliar a qualidade da pesquisa e do infográfico.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Realizar a pesquisa sobre a distribuição da internet em outros países.
- Criar o infográfico com qualidade e apresentá-lo para a turma.