Aula sobre Acesso A Internet No Mundo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A internet é uma ferramenta que transformou o mundo e trouxe novas possibilidades de acesso à informação e comunicação. Entretanto, nem todos os países possuem a mesma facilidade de acesso à internet, seja por questões econômicas, políticas ou culturais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Acesso à internet no mundo" e seus subtópicos, como, por exemplo: países com maior e menor acesso à internet, formas de conexão, impacto da internet na sociedade, entre outros.

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, que irão trabalhar juntos para criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Definição das Regras

    Cada grupo deverá definir as regras do jogo, incluindo o objetivo, o número de jogadores, o tempo de duração e as ações que cada jogador poderá realizar.

  4. Etapa 4 - Criação do Tabuleiro

    Com materiais disponíveis em sala de aula, os grupos deverão criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas que representam os diferentes aspectos do tema.

  5. Etapa 5 - Criação dos Cards

    Cada grupo deverá criar 20 cards de perguntas e ações relacionados ao tema. As perguntas devem ser elaboradas para estimular a análise crítica e a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Jogo

    Os grupos jogarão entre si, seguindo as regras definidas por cada um. Acompanhe o jogo e faça intervenções para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final do jogo, faça uma avaliação da atividade, considerando os critérios definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre a integração mundial.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de elaboração de jogos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no jogo e nas discussões.
  • Qualidade dos cards elaborados.
  • Criatividade na criação do tabuleiro.
  • Coerência das regras estabelecidas.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Acompanhar e orientar a criação do jogo.
  • Estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.
  • Avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o jogo.
  • Elaborar os cards de perguntas e ações.
  • Criar o tabuleiro do jogo.
  • Jogar e participar ativamente das discussões.
  • Refletir criticamente sobre o tema.