Aula sobre Acesso A Internet No Mundo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A internet é uma ferramenta que transformou o mundo e trouxe novas possibilidades de acesso à informação e comunicação. Entretanto, nem todos os países possuem a mesma facilidade de acesso à internet, seja por questões econômicas, políticas ou culturais.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Acesso à internet no mundo" e seus subtópicos, como, por exemplo: países com maior e menor acesso à internet, formas de conexão, impacto da internet na sociedade, entre outros.Etapa 2 - Divisão dos Grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, que irão trabalhar juntos para criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.Etapa 3 - Definição das Regras
Cada grupo deverá definir as regras do jogo, incluindo o objetivo, o número de jogadores, o tempo de duração e as ações que cada jogador poderá realizar.Etapa 4 - Criação do Tabuleiro
Com materiais disponíveis em sala de aula, os grupos deverão criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas que representam os diferentes aspectos do tema.Etapa 5 - Criação dos Cards
Cada grupo deverá criar 20 cards de perguntas e ações relacionados ao tema. As perguntas devem ser elaboradas para estimular a análise crítica e a reflexão sobre o tema.Etapa 6 - Jogo
Os grupos jogarão entre si, seguindo as regras definidas por cada um. Acompanhe o jogo e faça intervenções para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.Etapa 7 - Avaliação
Ao final do jogo, faça uma avaliação da atividade, considerando os critérios definidos previamente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre a integração mundial.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de elaboração de jogos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no jogo e nas discussões.
- Qualidade dos cards elaborados.
- Criatividade na criação do tabuleiro.
- Coerência das regras estabelecidas.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Dividir os alunos em grupos.
- Acompanhar e orientar a criação do jogo.
- Estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.
- Avaliar a atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o jogo.
- Elaborar os cards de perguntas e ações.
- Criar o tabuleiro do jogo.
- Jogar e participar ativamente das discussões.
- Refletir criticamente sobre o tema.