Aula sobre Acesso A Internet No Mundo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Etapa 1 - Introdução
\- Apresente o tema e faça a contextualização para os alunos.\- Faça perguntas para os alunos sobre suas experiências com a internet e o seu acesso.
Etapa 2 - Formação de grupos
\- Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.\- Os grupos devem escolher um líder e um relator.
Etapa 3 - Definição dos critérios de avaliação por rubrica
\- Explique aos alunos o que é uma avaliação por rubrica.\- Os grupos devem criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 4 - Pesquisa
\- Os grupos devem pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.\- Disponibilize materiais impressos, como livros e artigos de jornais.
Etapa 5 - Debate
\- Os grupos devem debater sobre o tema e seus subtópicos, utilizando o modelo de avaliação por rubrica.\- Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.
Etapa 6 - Apresentação
\- Cada grupo deve apresentar suas conclusões sobre o tema e seus subtópicos.\- Avalie a apresentação de acordo com o modelo de avaliação por rubrica.
Etapa 7 - Conclusão
\- Faça uma reflexão sobre a aula e os resultados obtidos pelos grupos.\- Incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema e suas implicações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar fatos sobre o acesso à internet no mundo.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Coerência e clareza na apresentação das conclusões.
Ações do professor
- Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
- Avaliar as apresentações dos grupos segundo o modelo de avaliação por rubrica.
- Disponibilizar materiais impressos para pesquisa.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Realizar uma pesquisa de qualidade.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.