Aula sobre Acesso A Internet No Mundo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Apresente aos alunos os diferentes níveis de acesso à internet em todo o mundo, bem como discuta as implicações sociais, econômicas e políticas desse acesso desigual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Apresente o tema e faça a contextualização para os alunos.

    \- Faça perguntas para os alunos sobre suas experiências com a internet e o seu acesso.


  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    \- Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

    \- Os grupos devem escolher um líder e um relator.


  3. Etapa 3 - Definição dos critérios de avaliação por rubrica

    \- Explique aos alunos o que é uma avaliação por rubrica.

    \- Os grupos devem criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  4. Etapa 4 - Pesquisa

    \- Os grupos devem pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.

    \- Disponibilize materiais impressos, como livros e artigos de jornais.


  5. Etapa 5 - Debate

    \- Os grupos devem debater sobre o tema e seus subtópicos, utilizando o modelo de avaliação por rubrica.

    \- Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.


  6. Etapa 6 - Apresentação

    \- Cada grupo deve apresentar suas conclusões sobre o tema e seus subtópicos.

    \- Avalie a apresentação de acordo com o modelo de avaliação por rubrica.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    \- Faça uma reflexão sobre a aula e os resultados obtidos pelos grupos.

    \- Incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema e suas implicações.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar fatos sobre o acesso à internet no mundo.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Avaliar as apresentações dos grupos segundo o modelo de avaliação por rubrica.
  • Disponibilizar materiais impressos para pesquisa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.