Aula sobre Acidente Nuclear De Chernobyl

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O acidente nuclear de Chernobyl é um dos maiores desastres ambientais da história. Ele ocorreu em 1986, na Ucrânia, e teve impactos graves na saúde das pessoas e no meio ambiente. É importante que os estudantes compreendam os riscos e os impactos das usinas nucleares na sociedade. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam discutir e avaliar as diferentes usinas de geração de energia elétrica, seus impactos socioambientais e como a energia é utilizada em suas comunidades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e o objetivo da atividade. Faça uma roda de conversa inicial, relembrando conceitos importantes sobre energia e radioatividade.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Em seguida, peça para criarem um template de avaliação por pares. Oriente os alunos em como deve ser realizado o preenchimento,

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar pesquisas sobre diferentes assuntos envolvidos no acidente de Chernobyl. Eles podem pesquisar as causas do acidente e as consequências para a saúde humana e para o meio ambiente. Além disto, podem pesquisa o funcionamento das usinas nucleares. É importante que os alunos utilizem fontes confiáveis e que compartilhem as informações com o grupo.

  4. Etapa 4 - Organização

    Os grupos organizam as informações coletadas e criam um mapa conceitual resumindo os principais pontos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta sua pesquisa para a turma e responde às perguntas dos colegas. Os outros grupos avaliam a apresentação e preenchem o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Debate

    Conduza uma discussão sobre o acidente nuclear de Chernobyl, ressaltando as coisas e consequências. Também pergunte aos alunos sobre suas opiniões sobre as usinas de energia nuclear. Incentive a participação de todos e a construção de argumentos sólidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese das ideias discutidas na aula e reforce a importância de avaliar os impactos socioambientais das usinas de energia elétrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir e avaliar as usina nuclearese seus impactos socioambientais.
  • Estimular a pesquisa e a utilização de fontes confiáveis.
  • Incentivar a construção de argumentos sólidos e a comunicação clara e objetiva.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e dar feedback aos colegas.
  • Reforçar a importância da avaliação dos impactos socioambientais das usinas de energia elétrica.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e o objetivo da atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na utilização de fontes confiáveis.
  • Incentivar a participação de todos e a construção de argumentos sólidos.
  • Dar feedback aos alunos e orientá-los na melhoria de suas habilidades.
  • Sintetizar as ideias discutidas na aula e reforçar a importância da avaliação dos impactos socioambientais das usinas de energia elétrica.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre as diferentes usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
  • Organizar as informações coletadas e criar um argumento para defender a usina de energia que consideram a mais adequada para a sua comunidade.
  • Apresentar o argumento para a turma e responder às perguntas dos colegas.
  • Avaliar as apresentações dos colegas e preencher o template de avaliação por pares.
  • Discutir as diferentes opiniões sobre as usinas de energia elétrica e seus impactos socioambientais.