Aula sobre Acidente Nuclear De Chernobyl

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986, na cidade de Pripyat, na Ucrânia. Foi o pior acidente nuclear da história, que teve consequências significativas na saúde das pessoas e no meio ambiente. O incidente foi causado por uma série de falhas humanas e técnicas, e levou à evacuação de milhares de pessoas da região. O tema é importante para entendermos os riscos e impactos do uso de energia nuclear e para discutir alternativas mais seguras e sustentáveis de geração de energia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do acidente nuclear de Chernobyl e sua importância para a discussão sobre usinas de geração de energia elétrica. Serão apresentados vídeos e imagens sobre o assunto para que os alunos possam visualizar melhor o ocorrido e entender a dimensão do problema.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema, buscando informações sobre o acidente, suas causas e consequências. Eles podem utilizar livros, artigos e sites confiáveis para a pesquisa. O objetivo é que os alunos possam entender melhor o assunto e desenvolver habilidades de pesquisa e análise.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do que foi aprendido na etapa anterior, utilizando post-its ou folhas de papel. Eles devem destacar as informações mais importantes e os principais impactos do acidente. O objetivo é que os alunos possam organizar as informações e visualizá-las de forma mais clara.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo quais são as principais semelhanças e diferenças entre as usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. O objetivo é que escolher uma nova matriz energética para Chernobyl baseado nas características locais.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um modelo ou mesmo um projeto de geração de energia que seja mais segura e sustentável. Eles podem usar materiais diversos, como papelão, sucata, entre outros. O objetivo é que os alunos possam desenvolver habilidades de criatividade e inovação.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus modelos de usina/matriz de geração de energia para a turma e discutir as vantagens e desvantagens de cada modelo. O objetivo é que os alunos possam desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido pelos alunos e destacando a importância de discutir alternativas mais seguras e sustentáveis de geração de energia elétrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise;
  • Desenvolver habilidades de avaliação e discussão sobre usinas de geração de energia elétrica;
  • Desenvolver habilidades de criatividade e inovação;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos;
  • Criatividade e inovação na criação do modelo de usina de geração de energia elétrica;
  • Habilidade de comunicação e argumentação na apresentação do modelo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto;
  • Orientar os alunos durante as etapas de pesquisa e criação do modelo;
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido pelos alunos ao final da aula.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o acidente nuclear de Chernobyl e as usinas de geração de energia elétrica;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um modelo de usina de geração de energia elétrica mais segura e sustentável;
  • Apresentar o modelo para a turma e discutir as vantagens e desvantagens de cada modelo.