Aula sobre Acidente Nuclear De Chernobyl
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986, na cidade de Pripyat, na Ucrânia. Foi o pior acidente nuclear da história, que teve consequências significativas na saúde das pessoas e no meio ambiente. O incidente foi causado por uma série de falhas humanas e técnicas, e levou à evacuação de milhares de pessoas da região. O tema é importante para entendermos os riscos e impactos do uso de energia nuclear e para discutir alternativas mais seguras e sustentáveis de geração de energia.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema do acidente nuclear de Chernobyl e sua importância para a discussão sobre usinas de geração de energia elétrica. Serão apresentados vídeos e imagens sobre o assunto para que os alunos possam visualizar melhor o ocorrido e entender a dimensão do problema.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão pesquisar sobre o tema, buscando informações sobre o acidente, suas causas e consequências. Eles podem utilizar livros, artigos e sites confiáveis para a pesquisa. O objetivo é que os alunos possam entender melhor o assunto e desenvolver habilidades de pesquisa e análise.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar um esboço do que foi aprendido na etapa anterior, utilizando post-its ou folhas de papel. Eles devem destacar as informações mais importantes e os principais impactos do acidente. O objetivo é que os alunos possam organizar as informações e visualizá-las de forma mais clara.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo quais são as principais semelhanças e diferenças entre as usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. O objetivo é que escolher uma nova matriz energética para Chernobyl baseado nas características locais.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um modelo ou mesmo um projeto de geração de energia que seja mais segura e sustentável. Eles podem usar materiais diversos, como papelão, sucata, entre outros. O objetivo é que os alunos possam desenvolver habilidades de criatividade e inovação.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar seus modelos de usina/matriz de geração de energia para a turma e discutir as vantagens e desvantagens de cada modelo. O objetivo é que os alunos possam desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido pelos alunos e destacando a importância de discutir alternativas mais seguras e sustentáveis de geração de energia elétrica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise;
- Desenvolver habilidades de avaliação e discussão sobre usinas de geração de energia elétrica;
- Desenvolver habilidades de criatividade e inovação;
- Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos;
- Criatividade e inovação na criação do modelo de usina de geração de energia elétrica;
- Habilidade de comunicação e argumentação na apresentação do modelo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto;
- Orientar os alunos durante as etapas de pesquisa e criação do modelo;
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
- Fazer uma síntese do que foi aprendido pelos alunos ao final da aula.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre o acidente nuclear de Chernobyl e as usinas de geração de energia elétrica;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Criar um modelo de usina de geração de energia elétrica mais segura e sustentável;
- Apresentar o modelo para a turma e discutir as vantagens e desvantagens de cada modelo.