Aula sobre Acidente Nuclear De Chernobyl

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O acidente nuclear de Chernobyl é considerado um dos maiores desastres nucleares da história. Ele ocorreu em 1986, na cidade de Chernobyl, na Ucrânia, e teve consequências graves para a saúde humana e o meio ambiente. O tema é importante para que os estudantes possam compreender os riscos e impactos da energia nuclear, bem como refletir sobre a importância de fontes de energia limpa e renovável. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do acidente nuclear de Chernobyl e suas consequências para a saúde humana e o meio ambiente. Serão utilizados vídeos e imagens para ilustrar o ocorrido. Um vídeo compilado com cortes de momentos cabais da série, da Netflix, Chernobyl pode ser interessante.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher o mapa com informações sobre os afetados pelo acidente nuclear de Chernobyl, como moradores da região, trabalhadores da usina e autoridades locais.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações do mapa de empatia. Eles deverão identificar os principais problemas e desafios enfrentados pelos afetados pelo acidente, bem como possíveis soluções para minimizar os impactos.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Em grupo, os alunos deverão realizar um brainstorming para identificar as principais fontes de energia utilizadas em sua cidade ou comunidade, bem como seus impactos socioambientais. Os aspectos positivos e negativos de cada fonte de energia.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos irão apresentar suas conclusões sobre as fontes de energia e seus impactos socioambientais. Em seguida, haverá um debate em sala de aula sobre as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia, bem como possíveis soluções para reduzir os impactos negativos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade, levando em consideração a participação, o trabalho em equipe, a criatividade e a capacidade de reflexão crítica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância de discutir e avaliar as fontes de geração de energia, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar as usinas de geração de energia elétrica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre fontes de energia e seus impactos socioambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade do mapa de empatia e das conclusões apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre as fontes de energia e seus impactos socioambientais.
  • Criatividade e originalidade na apresentação das soluções propostas pelos grupos.
  • Habilidade em trabalhar em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do acidente nuclear de Chernobyl e suas consequências.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a reflexão crítica sobre fontes de energia e seus impactos socioambientais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Discutir em grupo as informações do mapa de empatia.
  • Realizar o brainstorming sobre as fontes de energia.
  • Apresentar as conclusões do grupo.
  • Participar do debate em sala de aula.