Aula sobre Acidente Nuclear De Chernobyl

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O acidente nuclear de Chernobyl foi um dos maiores desastres ambientais da história. Ele ocorreu em 26 de abril de 1986, na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, e liberou uma grande quantidade de material radioativo. Esse acidente teve consequências graves para a saúde humana e para o meio ambiente.A energia nuclear é uma fonte de energia importante em todo o mundo, mas sua utilização também apresenta riscos. É importante que os estudantes compreendam os prós e contras dessa fonte de energia, bem como seus impactos socioambientais.Nesta aula, os estudantes irão discutir sobre as usinas de geração de energia elétrica, com foco na energia nuclear, para refletir sobre seu uso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e pergunte aos estudantes o que eles sabem sobre a energia nuclear e as usinas de geração de energia elétrica. Em seguida, explique o objetivo da aula e a atividade proposta.

  2. Etapa 2 - Organização e criação do registro de aprendizagem

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco estudantes. Depois, peça aos estudantes para criarem um registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Eles devem preencher o campo de Check-in com o que já sabem sobre energia nuclear.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre energia nuclear

    Os estudantes devem realizar uma pesquisa sobre energia nuclear e responder a algumas perguntas orientadoras. Eles podem fazer a pesquisa em grupos ou individualmente, utilizando fontes como livros, enciclopédias e sites confiáveis na internet.

    Algumas perguntas orientadoras são:

    \- O que é energia nuclear?

    \- Como ela é gerada?

    \- Quais são os prós e contras dessa fonte de energia?

    \- Quais são os riscos associados à energia nuclear?


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os estudantes, em grupos, devem discutir as respostas encontradas na pesquisa e compartilhar suas opiniões sobre o tema. Eles devem anotar suas ideias. Oriente a discussão, incentivando a participação de todos os estudantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa e as conclusões da discussão em grupo. Incentive a participação de todos os estudantes.

  6. Etapa 6 - Estudo de caso: acidente nuclear de Chernobyl

    Apresente aos estudantes o caso do acidente nuclear de Chernobyl e suas consequências. Os estudantes devem discutir em grupo sobre as causas do acidente e as consequências para a saúde humana e para o meio ambiente.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Conduza uma discussão final sobre o tema, ressaltando os impactos associados ao uso de energia nuclear. Em seguida, os estudantes devem preencher o template de registro de aprendizagem no campo de Check-out, para registrarem o que aprenderam durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais.
  • Compreender as consequências do acidente nuclear de Chernobyl.
  • Refletir sobre como a energia é gerada e utilizada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Compreensão das consequências do acidente nuclear de Chernobyl.
  • Capacidade de reflexão sobre como a energia é gerada e utilizada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar o objetivo da atividade.
  • Orientar a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Apresentar o caso do acidente nuclear de Chernobyl e suas consequências.
  • Incentivar a participação de todos os estudantes.
  • Orientar a preenchimento do template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre energia nuclear.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar os resultados da pesquisa e as conclusões da discussão em grupo.
  • Discutir sobre as causas e consequências do acidente nuclear de Chernobyl.
  • Preencher o template de registro de aprendizagem.