Aula sobre Acidente Nuclear De Chernobyl

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O acidente nuclear de Chernobyl ocorrido em 1986, na Ucrânia, é um dos piores desastres nucleares da história. O acidente teve um grande impacto social, ambiental e político, que ainda é sentido até hoje. A metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em três grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 -

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o acidente de Chernobyl, contextualizando-o no tempo e no espaço. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a rotação por estações.

  2. Etapa 2 -

    Na primeira estação, os alunos assistirão um vídeo sobre o acidente de Chernobyl e farão uma lista dos principais impactos sociais, ambientais e políticos causados pelo acidente.

    O vídeo pode ser retirado da série homônima da Netflix.


  3. Etapa 3 -

    Na segunda estação, os alunos farão uma pesquisa sobre as usinas de geração de energia elétrica, seus pontos positivos e negativos em relação à energia nuclear, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

  4. Etapa 4 -

    Na terceira estação, os alunos pesquisarão fontes de energia alternativas à nuclear baseados nas características naturais da Ucrânia ou mesmo do Brasil.

    Então, escolheram uma para focar em desenvolver para o país baseados em argumentos sólidos.

    Forneça direções, como características importantes de um país para entender que tipo de energia adotar.

    Exemplos: clima do local, faz muito sol? (energia solar). É um local que se encontra no centro do continente (sem oceanos para energia criada por correntezas)? Possui muitos rios? (energia elétrica).


  5. Etapa 5 -

    Na conclusão da aula, cada grupo apresentará suas atividades e conclusões, e será feita uma reflexão final sobre o tema e a metodologia aplicada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre as usinas de geração de energia elétrica;
  • Desenvoltura na apresentação oral realizada pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Acompanhar e orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar pesquisa sobre as usinas de geração de energia elétrica;
  • Desenvolver apresentação oral em grupo.