Aula sobre Acidente Nuclear De Chernobyl
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu em 1986 em uma usina nuclear na Ucrânia e é considerado um dos piores acidentes nucleares da história. Esse evento teve impactos ambientais, econômicos e sociais significativos e até hoje suas consequências são sentidas. Nesta aula, vamos aprender sobre o que aconteceu em Chernobyl, como isso afetou as pessoas e o meio ambiente, e discutir sobre as diferentes usinas de geração de energia elétrica, seus impactos socioambientais e como essa energia é usada em nossa comunidade.
Etapa 1 - Pesquisa
Antes da aula, peça que os alunos pesquisem sobre o acidente de Chernobyl e sobre diferentes usinas de geração de energia. Essa pesquisa será a base para a construção do mapa conceitual.Etapa 2 - Introdução
Explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e apresente o objetivo da aula.Etapa 3 - Mapa Conceitual
Os alunos devem construir o mapa conceitual, com a ideia central "Acidente nuclear de Chernobyl" e 8 sub-ideias relacionadas, como "causas do acidente", "impactos ambientais", "tipos de usinas de geração de energia", “pontos positivos e negativos da energia nuclear”, “alternativas para a energia nuclear”, entre outras. O mapa deve ter 2 níveis de profundidade, com detalhes sobre cada sub-ideia.Etapa 4 - Debate
Em grupos, os alunos devem discutir as diferentes usinas de geração de energia, seus impactos socioambientais e como essa energia é usada em sua comunidade.Etapa 5 - Socialização
Em plenária, cada grupo deve apresentar suas ideias e discutir as semelhanças e diferenças entre as diferentes usinas de geração de energia.Etapa 6 - Encerramento
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na vida cotidiana dos alunos.Etapa 7 - Produção de Texto
Solicite que os alunos produzam um texto, relatando o que aprenderam sobre o acidente de Chernobyl e sobre as diferentes usinas de geração de energia elétrica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, seus impactos socioambientais e como essa energia é usada em sua comunidade.
- Estimular a pesquisa e a construção de conhecimento pelos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual e nas discussões em grupo.
- Qualidade do texto produzido pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação das ideias em grupo.
Ações do professor
- Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
- Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
- Avaliar os trabalhos dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o acidente de Chernobyl e sobre diferentes usinas de geração de energia elétrica.
- Construir o mapa conceitual.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Produzir um texto sobre o que foi aprendido na aula.
- Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva em grupo.