Aula sobre Acrostico
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O acróstico é uma técnica poética que consiste em escrever um texto, geralmente um poema, em que as primeiras letras de cada verso ou estrofe formam uma palavra ou frase. É uma forma interessante de trabalhar a criatividade dos alunos e aprimorar a escrita, além de ser uma técnica que pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento. Neste material, utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Problemas, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade de criação de acrósticos.
Etapa 1 - Apresentação do tema e exemplos
Introduza o conceito de acróstico, seus objetivos e como ele pode ser usado na poesia. Em seguida, apresente alguns exemplos de acrósticos e como eles são construídos.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir em conjunto ideias e sugestões para a criação de um acróstico. Forneça algumas orientações para ajudá-los.Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.Etapa 4 - Criação do acróstico
Com as suas orientações, os alunos irão criar seus próprios acrósticos. Eles poderão escolher o tema ou o assunto que desejarem para o seu poema.Etapa 5 - Apresentação dos acrósticos
Os alunos irão apresentar seus acrósticos para os colegas e você irá fornecer feedbacks sobre o trabalho realizado.Etapa 6 - Avaliação do template
Os alunos irão avaliar a atividade utilizando o template dos 3 Qs.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão com os alunos sobre a atividade realizada e recolha sugestões para próximas atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrita criativa dos alunos;
- Estimular a criatividade e imaginação dos alunos;
- Desenvolver a capacidade de avaliação dos alunos sobre sua própria atividade;
- Estimular a participação e colaboração em grupo;
- Ampliar o repertório literário dos alunos.
Critérios de avaliação
- Criatividade na produção do acróstico;
- Utilização correta da técnica do acróstico;
- Clareza e coesão na escrita;
- Participação e colaboração em grupo;
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
Ações do professor
- Apresentar o conceito e exemplos de acróstico;
- Fornecer orientações para a criação do acróstico;
- Acompanhar e orientar os alunos durante a atividade;
- Fornecer feedbacks sobre o trabalho realizado;
- Conduzir a reflexão final.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo;
- Criar o próprio acróstico;
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Avaliar a atividade utilizando o template criado;
- Apresentar o acróstico para os colegas.