Aula sobre Acrostico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O acróstico é uma técnica poética que consiste em escrever um texto, geralmente um poema, em que as primeiras letras de cada verso ou estrofe formam uma palavra ou frase. É uma forma interessante de trabalhar a criatividade dos alunos e aprimorar a escrita, além de ser uma técnica que pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento. Neste material, utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Problemas, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade de criação de acrósticos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e exemplos

    Introduza o conceito de acróstico, seus objetivos e como ele pode ser usado na poesia. Em seguida, apresente alguns exemplos de acrósticos e como eles são construídos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir em conjunto ideias e sugestões para a criação de um acróstico. Forneça algumas orientações para ajudá-los.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Criação do acróstico

    Com as suas orientações, os alunos irão criar seus próprios acrósticos. Eles poderão escolher o tema ou o assunto que desejarem para o seu poema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos acrósticos

    Os alunos irão apresentar seus acrósticos para os colegas e você irá fornecer feedbacks sobre o trabalho realizado.

  6. Etapa 6 - Avaliação do template

    Os alunos irão avaliar a atividade utilizando o template dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão com os alunos sobre a atividade realizada e recolha sugestões para próximas atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita criativa dos alunos;
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação dos alunos sobre sua própria atividade;
  • Estimular a participação e colaboração em grupo;
  • Ampliar o repertório literário dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na produção do acróstico;
  • Utilização correta da técnica do acróstico;
  • Clareza e coesão na escrita;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito e exemplos de acróstico;
  • Fornecer orientações para a criação do acróstico;
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a atividade;
  • Fornecer feedbacks sobre o trabalho realizado;
  • Conduzir a reflexão final.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo;
  • Criar o próprio acróstico;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Avaliar a atividade utilizando o template criado;
  • Apresentar o acróstico para os colegas.