Aula sobre Acrostico
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Neste material, vamos trabalhar a habilidade dos alunos em criar poemas utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros. Para isso, recorreremos à Cultura Maker, que tem como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. O tema específico que trabalharemos é o acróstico, que consiste em um poema em que as letras iniciais de cada verso formam uma palavra ou frase. O acróstico pode ser encontrado em diversas formas de comunicação, como em cartões de aniversário, homenagens e até mesmo em músicas. Durante a aula, os alunos aprenderão a criar um template da Dinâmica dos 3 Qs que será utilizado para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema aos alunos e dê exemplos de como o acróstico é usado. Em seguida, apresente a metodologia da Cultura Maker e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar, em grupos, um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". O template pode ser criado em papel ou utilizando ferramentas digitais, como o Google Forms.Etapa 3 - Definição do tema do acróstico
Cada grupo deve definir um tema para o acróstico que irão criar. Você pode fornecer sugestões caso seja necessário.Etapa 4 - Criação do acróstico
Os alunos devem criar o acróstico com base no tema definido anteriormente. Incentive o uso de recursos visuais, semânticos e sonoros, como cadências, ritmos e rimas.Etapa 5 - Apresentação dos acrósticos
Cada grupo deve apresentar o acróstico criado para a turma.Etapa 6 - Discussão e feedback
Após as apresentações, conduza uma discussão sobre a atividade e forneça feedback aos alunos sobre seus acrósticos. Peça que eles avaliem a atividade no template criado na Etapa 2.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de criar poemas;
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo;
- Desenvolver habilidades de avaliação dos alunos;
- Introduzir a metodologia da Cultura Maker e sua aplicação em sala de aula.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
- Utilização de recursos visuais, semânticos e sonoros na criação do acróstico;
- Coerência com o tema definido para o acróstico;
- Criatividade na criação do acróstico;
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema do acróstico e explicar sua definição;
- Introduzir a metodologia da Cultura Maker;
- Fornecer sugestões para definição do tema do acróstico;
- Incentivar a utilização de recursos visuais, semânticos e sonoros na criação do acróstico;
- Conduzir a discussão e fornecer feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs;
- Definir o tema do acróstico;
- Criar o acróstico com base no tema definido;
- Utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
- Participar e colaborar no trabalho em grupo.