Aula sobre Acrostico
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O acróstico é um tipo de poema cujas letras iniciais de cada verso formam uma palavra ou frase. É uma forma criativa e divertida de expressar ideias e sentimentos. Neste material, vamos explorar essa técnica de escrita e criar acrósticos. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades de escrita e criatividade, além de terem aprendido a trabalhar em equipe e a utilizar uma metodologia de projeto.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e mostre exemplos de acrósticos. Proponha uma discussão em grupo sobre o que é necessário para criar um acróstico: escolher uma palavra, pensar em palavras que começam com cada letra dessa palavra, criar versos que se encaixem com essas palavras…Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deve escolher uma palavra e pensar em palavras que começam com cada letra dessa palavra. Cada aluno deve criar pelo menos um verso.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem discutir sobre a ordem, a escolha final dos versos e a organização do acróstico completo. Cada grupo pode escolher um líder para organizar as ideias e orientar a produção do acróstico.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos começam a escrever o acróstico completo.Etapa 5 - Testar
Cada grupo apresenta o seu acróstico para a turma. Os alunos devem avaliar e dar feedback sobre os acrósticos apresentados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrita e criatividade dos alunos;
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe;
- Apresentar uma metodologia de projeto prática e eficiente;
- Explorar a relação entre imagem e texto verbal;
- Desenvolver habilidades de apresentação e feedback.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da técnica de acróstico;
- Criatividade e originalidade na composição do poema;
- Coerência e coesão do texto;
- Organização e clareza na apresentação do acróstico;
- Participação ativa e colaborativa em grupo.
Ações do professor
- Apresentação clara e objetiva do tema e da metodologia;
- Orientação e acompanhamento dos grupos durante o processo;
- Estimulação da criatividade dos alunos;
- Feedback construtivo e valorização do trabalho em grupo;
- Avaliação justa e criteriosa dos acrósticos apresentados.
Ações do aluno
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Contribuição para a escolha da palavra e das palavras que comporão o acróstico;
- Criação de versos criativos e originais;
- Organização e produção do acróstico completo;
- Apresentação clara e objetiva do acróstico para a turma.