Aula sobre Acrostico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O acróstico é um tipo de poema cujas letras iniciais de cada verso formam uma palavra ou frase. É uma forma criativa e divertida de expressar ideias e sentimentos. Neste material, vamos explorar essa técnica de escrita e criar acrósticos. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades de escrita e criatividade, além de terem aprendido a trabalhar em equipe e a utilizar uma metodologia de projeto.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e mostre exemplos de acrósticos. Proponha uma discussão em grupo sobre o que é necessário para criar um acróstico: escolher uma palavra, pensar em palavras que começam com cada letra dessa palavra, criar versos que se encaixem com essas palavras…

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deve escolher uma palavra e pensar em palavras que começam com cada letra dessa palavra. Cada aluno deve criar pelo menos um verso.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem discutir sobre a ordem, a escolha final dos versos e a organização do acróstico completo. Cada grupo pode escolher um líder para organizar as ideias e orientar a produção do acróstico.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos começam a escrever o acróstico completo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresenta o seu acróstico para a turma. Os alunos devem avaliar e dar feedback sobre os acrósticos apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita e criatividade dos alunos;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Apresentar uma metodologia de projeto prática e eficiente;
  • Explorar a relação entre imagem e texto verbal;
  • Desenvolver habilidades de apresentação e feedback.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da técnica de acróstico;
  • Criatividade e originalidade na composição do poema;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Organização e clareza na apresentação do acróstico;
  • Participação ativa e colaborativa em grupo.

Ações do professor

  • Apresentação clara e objetiva do tema e da metodologia;
  • Orientação e acompanhamento dos grupos durante o processo;
  • Estimulação da criatividade dos alunos;
  • Feedback construtivo e valorização do trabalho em grupo;
  • Avaliação justa e criteriosa dos acrósticos apresentados.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Contribuição para a escolha da palavra e das palavras que comporão o acróstico;
  • Criação de versos criativos e originais;
  • Organização e produção do acróstico completo;
  • Apresentação clara e objetiva do acróstico para a turma.