Aula sobre Acrostico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O acróstico é uma técnica poética em que as letras iniciais de cada verso, quando lidas em sequência, formam uma palavra ou frase. É uma forma interessante e criativa de incentivar a escrita e a habilidade poética dos alunos. Neste material, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos desenvolvam um template de avaliação por rubrica para avaliar cada etapa da atividade. O objetivo é desenvolver habilidades poéticas e visuais, além de incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente alguns acrósticos para a turma. Em seguida, explique a metodologia ativa MDC e como ela será utilizada para avaliar cada etapa da atividade. Cada aluno deverá criar um template de avaliação contendo os campos: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido”.

  2. Etapa 2 - Criação do acróstico

    Os alunos irão criar seus próprios acrósticos utilizando palavras relacionadas a um tema determinado por você. Eles deverão pensar em palavras que comecem com cada letra do tema escolhido e escrever um verso para cada letra.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos acrósticos

    Os alunos apresentarão seus acrósticos para a turma. Após a apresentação, os alunos irão avaliar o trabalho de seus colegas, utilizando o template de rubrica criado por eles mesmos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Abra uma discussão em grupo sobre os acrósticos apresentados, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e a pensar criticamente sobre os trabalhos.

  5. Etapa 5 - Criação de poemas visuais

    Os alunos irão criar poemas visuais utilizando recursos gráficos e visuais para expressar suas ideias. Eles deverão utilizar o mesmo tema escolhido na etapa 2 e criar um poema visual que represente o tema.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos poemas visuais

    Os alunos irão apresentar seus poemas visuais para a turma. Após a apresentação, os alunos irão avaliar o trabalho de seus colegas utilizando o template de rubrica criado por eles mesmos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula incentivando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e a importância da criatividade e do pensamento crítico na criação de poemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades poéticas e visuais dos alunos.
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado da técnica do acróstico.
  • Originalidade na criação dos acrósticos.
  • Criatividade na produção dos poemas visuais.
  • Uso de recursos gráficos e visuais na criação dos poemas visuais.
  • Participação e colaboração na avaliação dos trabalhos dos colegas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia MDC.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos.
  • Abrir discussões em grupo para estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base no template de rubrica criado por eles mesmos.
  • Encerrar a aula e estimular a reflexão sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Criar os acrósticos.
  • Apresentar os acrósticos para a turma.
  • Criar poemas visuais utilizando recursos gráficos e visuais.
  • Apresentar os poemas visuais para a turma.
  • Avaliar os trabalhos dos colegas utilizando o template de rubrica criado por eles mesmos.