Aula sobre Adicao Subtracao Numeros Inteiros Reta Numerica
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Inicie a aula citando que a adição e subtração de números inteiros representadas na reta numérica é um tema importante para o desenvolvimento da habilidade matemática dos alunos. É um assunto que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como cálculos de estoque, temperatura, dívidas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos em situações que envolvem adição e subtração de números inteiros na reta numérica.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como a adição e subtração de números inteiros podem ser representadas na reta numérica. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Em grupos de 3 a 5 alunos, os estudantes irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão escolher uma situação que envolva adição e subtração de números inteiros na reta numérica e criar um personagem para representar essa situação.Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas de empatia
Os alunos irão compartilhar seus mapas de empatia com a turma, explicando a situação escolhida e o personagem criado. Faça a mediação da discussão, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas opiniões.Etapa 4 - Identificação dos desafios
Os alunos irão identificar os desafios enfrentados pelo personagem em sua situação. Eles deverão pensar em soluções para esses desafios, utilizando a adição e subtração de números inteiros na reta numérica.Etapa 5 - Criação de soluções
Os alunos irão criar soluções para os desafios identificados, utilizando a adição e subtração de números inteiros na reta numérica. Eles deverão apresentar suas soluções para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir com os grupos inicialmente formados as soluções apresentadas, avaliando sua eficácia e propondo melhorias. Faça a mediação da discussão, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas opiniões.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam em situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
- Compreensão dos conceitos apresentados durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Mediar a discussão durante a criação do mapa de empatia.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Incentivar os alunos a trabalharem em grupo e compartilharem ideias.
- Concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam em situações do cotidiano.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
- Identificar os desafios enfrentados pelo personagem em sua situação.
- Criar soluções para os desafios identificados, utilizando a adição e subtração de números inteiros na reta numérica.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Aplicar o que aprenderam em situações do cotidiano.