Aula sobre Adicao Subtracao Numeros Inteiros Reta Numerica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que a adição e subtração de números inteiros representadas na reta numérica é um tema importante para o desenvolvimento da habilidade matemática dos alunos. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados, como frações e equações. Além disso, a adição e subtração de números inteiros é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de troco, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualizar a importância da adição e subtração de números inteiros na vida dos alunos. Será apresentado um exemplo prático de como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Vídeo-aula

    Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre adição e subtração de números inteiros representadas na reta numérica. O vídeo irá apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutirem sobre o conteúdo apresentado na vídeo-aula. Cada grupo deverá criar um exemplo prático de como a adição e subtração de números inteiros pode ser aplicada no cotidiano.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo irá apresentar o exemplo prático criado na etapa anterior.Avalie a qualidade dos exemplos e dar feedbacks.

  5. Etapa 5 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Os alunos irão criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ’Que tal’. Esse _template_ será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Resolução de exercícios

    Os alunos irão resolver exercícios sobre adição e subtração de números inteiros representadas na reta numérica. Auxilie os alunos que tiverem dificuldades.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e dar feedbacks sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos.
  • Associar os números inteiros a pontos da reta numérica.
  • Utilizar a adição e subtração de números inteiros em situações que envolvam o cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos exemplos práticos criados pelos grupos.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da habilidade.
  • Avaliar a qualidade dos exemplos práticos criados pelos grupos.
  • Auxiliar os alunos que tiverem dificuldades na resolução dos exercícios.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula sobre o tema.
  • Discutir em grupo sobre o conteúdo apresentado.
  • Criar um exemplo prático de como a habilidade pode ser aplicada no cotidiano.