Aula sobre Adicao Subtracao Numeros Inteiros Reta Numerica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula citando que a adição e subtração de números inteiros representadas na reta numérica é um tema importante para o desenvolvimento da habilidade matemática dos alunos. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados, como frações e equações. Além disso, a adição e subtração de números inteiros é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de troco, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualizar a importância da adição e subtração de números inteiros na vida dos alunos. Será apresentado um exemplo prático de como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano.Etapa 2 - Vídeo-aula
Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre adição e subtração de números inteiros representadas na reta numérica. O vídeo irá apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos para discutirem sobre o conteúdo apresentado na vídeo-aula. Cada grupo deverá criar um exemplo prático de como a adição e subtração de números inteiros pode ser aplicada no cotidiano.Etapa 4 - Apresentação dos exemplos
Cada grupo irá apresentar o exemplo prático criado na etapa anterior.Avalie a qualidade dos exemplos e dar feedbacks.Etapa 5 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’
Os alunos irão criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ’Que tal’. Esse _template_ será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 6 - Resolução de exercícios
Os alunos irão resolver exercícios sobre adição e subtração de números inteiros representadas na reta numérica. Auxilie os alunos que tiverem dificuldades.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos irão utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e dar feedbacks sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos.
- Associar os números inteiros a pontos da reta numérica.
- Utilizar a adição e subtração de números inteiros em situações que envolvam o cotidiano dos alunos.
Critérios de avaliação
- Qualidade dos exemplos práticos criados pelos grupos.
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da habilidade.
- Avaliar a qualidade dos exemplos práticos criados pelos grupos.
- Auxiliar os alunos que tiverem dificuldades na resolução dos exercícios.
Ações do aluno
- Assistir a vídeo-aula sobre o tema.
- Discutir em grupo sobre o conteúdo apresentado.
- Criar um exemplo prático de como a habilidade pode ser aplicada no cotidiano.