Aula sobre Adicionando Cor A Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A massinha de modelar é um brinquedo clássico que permite que as crianças soltem a imaginação e criarem diversas formas e objetos.

Esta atividade tem o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.

Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia com base no processo de criação da massinha de modelar, utilizando a metodologia ativa Design Thinking.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação em Inglês sobre o tema, a metodologia ativa Design Thinking e o mapa de empatia que os alunos irão criar.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos para pensar em um personagem (figura) a ser criado em massinha de modelar. Esse personagem será a fonte de inspiração para uma breve produção textual (paragrafo) em Inglês.

    Para começar a atividade, o grupo deve preencher o mapa de empatia para este personagem, com base nos campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Professor, auxilie os alunos durante essa etapa.


  3. Etapa 3 - Criação da massinha de modelar

    Com a massinha pronta, os alunos irão explorar as diversas possibilidades de criação, utilizando cortadores, utensílios diversos e a própria imaginação, para dar vida ao personagem traçado no mapa de empatia.

    Incentive a criatividade e auxilie os alunos durante essa etapa.


  4. Etapa 4 - Registro das ideias

    Cada grupo irá registrar as ideias que surgiram durante a atividade em um caderno, para serem utilizadas na etapa seguinte, de produção textual.

  5. Etapa 5 - Produção Textual

    Faça uma breve reflexão, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e ideias sobre o processo de criação do personagem com massinha de modelar.

    Então, oriente os grupos a criarem uma história em seu caderno sobre o personagem, a partir das discussões realizadas.

    Professor, auxilie as equipes a utilizarem vocabulário adequado em língua inglesa.


  6. Etapa 6 - Conclusão

    Realize uma reflexão final com os alunos sobre a atividade, incentivando-os a compartilhar suas opiniões e ideias sobre a atividade como um todo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar a metodologia ativa Design Thinking.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Utilização adequada das informações obtidas no mapa de empatia.
  • Criatividade e originalidade na criação da massinha de modelar colorida.
  • Participação na discussão e reflexão final.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o objetivo e a metodologia a ser utilizada.
  • Auxiliar os alunos durante as etapas de criação do mapa de empatia e do personagem em massinha de modelar.
  • Incentivar a criatividade, a imaginação, a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
  • Realizar uma reflexão final com os alunos sobre a atividade e o processo de criação da massinha de modelar colorida.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Utilizar as informações obtidas no mapa de empatia de forma adequada na criação do personagem em massinha de modelar.
  • Participar da discussão e reflexão final com ideias e opiniões.