Aula sobre Adicionando Cor A Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A atividade "Adicionando cor à massinha de modelar" visa trabalhar a habilidade dos alunos em listar ideias em Inglês para produção de textos.

A metodologia utilizada será a do Ensino Híbrido, que combina atividades online e offline, permitindo uma maior participação dos estudantes em seu próprio processo de aprendizagem.

Além de ser uma atividade lúdica, a produção da massinha do modelar pode ser utilizada como um recurso didático para ajudar os alunos a desenvolver habilidades de interpretação e escrita em Inglês.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie com uma conversa sobre o que os alunos sabem sobre a massinha de modelar, perguntando sobre as cores que existem, marcas, etc.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Apresente um vídeo curto, em inglês, explicando o que é possível fazer com a massinha de modelar, trazendo como exemplo diferentes possibilidades de formas, animais, com as cores existentes.

  3. Etapa 3 - Modelo

    Em seguida, introduza o modelo de registro de aprendizagem que os alunos irão utilizar durante a atividade. Explique o objetivo do modelo e como os alunos devem preenchê-lo.

  4. Etapa 4 - Experimentação

    Os alunos devem começar a trabalhar com a massinha, apoiando-se nas possibilidades do vídeo apresentado, criando peças simples e trabalhando com as cores a sua escolha.

    Professor, circule pela sala orientando o uso de vocabulário em Inglês durante a execução.


  5. Etapa 5 - Check-out

    Finalize com um check-out, perguntando à turma sobre as palavras novas que eles aprenderam e os incentive a fazer uma lista delas no caderno.

    Por fim, pergunte o que mais gostaram na atividade.


Intencionalidades pedagógicas

  • Fortalecer a habilidade dos alunos em listar ideias em Inglês baseados na sua criação.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico e divertido.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Criação de peças criativas e bem elaboradas utilizando a massinha de modelar.
  • Preenchimento correto do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos sobre o vocabulário em Inglês e a produção dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades propostas.
  • Utilizar vocabulário em Inglês referente ao uso da massinha de modelar.
  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem corretamente.