Aula sobre Adicionando Cor A Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A massinha de modelar é um brinquedo muito versátil e pode ser utilizada em diversas atividades, desde aulas de arte até atividades lúdicas em língua inglesa.

Nesta atividade, vamos aprender a adicionar cor à massinha de modelar, o que possibilitará a criação de figura e o exercício de vocabulário e escrita em Inglês.

Para tornar a atividade mais engajadora, utilizaremos a metodologia ativa da gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique como a metodologia ativa da gamificação será utilizada para a criação de um jogo, usando como orientação um mapa de registro, seguida da criação de personagens (peças) do jogo em massinha de modelar.

  2. Etapa 2 - Mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão instruções para criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos criados pelos alunos

    Os grupos de alunos irão apresentar seus jogos criados no mapa de registro.

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar o seu jogo. Os demais alunos deverão dar feedbacks, apontando os pontos fortes e o que pode ser melhorado nos jogos.


  4. Etapa 4 - Preparando a massa

    Agora, explique como a produção e a adição de cor pode ser feita de forma segura e correta, usando apenas vocabulário em Inglês.

    Os alunos devem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o processo.

    Os alunos começarão a preparar a massa de modelar, utilizando farinha, sal, água e óleo. Instrua os estudantes a utilizarem luvas de borracha para evitar que a tinta ou corante manche as mãos. Auxilie os alunos no processo.


  5. Etapa 5 - Adicionando cor

    Os alunos agora irão adicionar a cor à massa de modelar, utilizando corante alimentício ou tinta guache. Forneça as orientações em Inglês e auxilie o durante o processo.

  6. Etapa 6 - Modelando com a massa colorida

    Agora os alunos poderão modelar com a massa colorida.

    Incentive-os a soltar a imaginação e a criar modelos diferentes utilizando as cores que prepararam. Em seguida, oriente que todas as figuras e personagens criados recebam um nome em Inglês. Incentive os estudantes a registrarem esses nomes nos mapas de registro.


  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre fazendo uma revisão dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem criando com a massinha de modelar e a utilizar a metodologia da gamificação em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade dos alunos
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo
  • Utilizar a metodologia da gamificação como instrumento para o aprendizado da língua inglesa

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade
  • Qualidade do jogo criado pelos alunos
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em equipe

Ações do professor

  • Explicar em Inglês os procedimentos e regras da atividade
  • Auxiliar os alunos nos processos de preparação da massa e adição da cor
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos
  • Fornecer feedbacks construtivos durante a apresentação dos jogos
  • Estimular o uso do Inglês em todas as etapas

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade
  • Trabalhar em equipe
  • Demonstrar criatividade e uso da língua inglesa na criação dos jogos e das figuras em massinha de modelar.