Aula sobre Adicionando Cor A Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a criação de cores adicionando diferentes tonalidades à massinha de modelar, abordando o vocabulário associado em Inglês.

Eles irão explorar as possibilidades criativas da mistura de cores e, ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade de listar ideias em Inglês para a produção de textos.

A metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia permite uma maior interação entre os alunos e um aprendizado mais lúdico e envolvente.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da atividade, mostrando exemplos de como a mistura de cores é aplicada no nosso cotidiano, como em pinturas, embalagens de alimentos e roupas. Em seguida, apresente as estações e explique como as atividades serão realizadas.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1

    Os alunos serão divididos em grupos e a primeira estação irá oferecer um roteiro em Inglês sobre como fazer a massinha de modelar. Os alunos irão interpretar qual a proporção correta de ingredientes para fazer uma massa consistente e fácil de manusear.

    Cada aluno terá a chance de fazer sua própria massa de modelar.

    Estação 2

    Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre as cores primárias e suas diferentes tonalidades em Inglês. Eles vão misturar essas cores para criar novas cores e anotar quais cores resultaram em cada tonalidade.

    Cada aluno deve criar pelo menos duas cores diferentes.

    Estação 3

    Na terceira estação, os alunos irão criar uma figura simples com a massinha de modelar e nomeá-la por escrito, em Inglês.

    Eles serão desafiados a misturar as cores que aprenderam na estação anterior para criar novas cores e aplicá-las em suas figuras.


  3. Etapa 3 - Criação de textos

    Os alunos individualmente deverão criar um pequeno parágrafo sobre a experiência vivida nas estações.

    Para isso, devem listar ideias em Inglês para a produção de textos.

    Professor, oriente fornecendo possíveis temas para a escrita, como "minha figura preferida foi…" ou "como eu criei uma nova cor misturando…".


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada aluno apresentará o nome de sua figura em Inglês e lerá seu parágrafo para a turma.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça uma breve recapitulação do que foi aprendido na atividade e como a mistura de cores é importante e divertida, além de ajudar no estudo do Inglês.

    Incentive os alunos a experimentarem em casa a criação de novas cores e a produção de novos textos a partir das ideias listadas.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade
  • Promover o trabalho em grupo
  • Desenvolver a habilidade de listar ideias para a produção de textos
  • Estimular a curiosidade dos alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas estações e na criação dos parágrafos em Inglês
  • Criação de novas cores a partir da interpretação de orientações em Inglês
  • Nomeação de uma figura simples em Inglês, feita com a massinha de modelar
  • Clareza e criatividade na escrita do texto em Inglês

Ações do professor

  • Explorar exemplos práticos do tema
  • Dividir os alunos em grupos para a realização das estações
  • Fornecer o tempo necessário para cada atividade
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo
  • Indicar temas para a produção do parágrafo em Inglês

Ações do aluno

  • Participar de todas as estações
  • Criar novas cores a partir das cores primárias
  • Criar e nomear em Inglês uma figura simples com a massinha de modelar
  • Listar ideias em Inglês para a produção de texto
  • Escrever um pequeno parágrafo criativo e bem estruturado.