Aula sobre Adicionando Cor A Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em listar ideias em Inglês para produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.

Para isso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada.

A atividade terá como tema "Adicionando cor à massinha de modelar", que é uma atividade comum no cotidiano das crianças, e será desenvolvida em sete etapas, todas elas com exemplos práticos e didáticos em Inglês sobre o tema.


  1. Etapa 1 - Assistir ao vídeo (antes do dia da atividade)

    Disponibilize previamente um vídeo em Inglês sobre como adicionar cor à massinha de modelar e peça para que os alunos assistam em casa. O vídeo deve ter no máximo cinco minutos.

  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Apresente o tema "Adicionando cor à massinha de modelar" e peça para que os alunos falem sobre suas experiências com a atividade.

    Em seguida, explique o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça para discutirem sobre a atividade assistida no vídeo.

    Em seguida, eles devem usar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e anotar as ideias que surgirem.


  4. Etapa 4 - Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Explique aos alunos o que é a Dinâmica dos 3 Qs e peça que eles criem um modelo com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação das ideias

    Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma. Estimule a participação de todos os alunos e reforce a importância de levar em conta o tema e o assunto ao listar as ideias.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Com as ideias apresentadas pelos grupos, os alunos devem escrever um pequeno texto sobre como adicionar cor à massinha de modelar.

    Dê dicas sobre como estruturar o texto e reforce a importância de usar as ideias compartilhadas pelos colegas.


  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os textos dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dê feedbacks para cada um. Os textos também podem ser compartilhados entre os alunos para aprenderem uns com os outros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em listar ideias em Inglês para a produção de textos
  • Estimular a participação ativa e criativa dos estudantes
  • Promover a colaboração entre os alunos
  • Estimular a escrita criativa

Critérios de avaliação

  • Coerência com o tema proposto
  • Uso correto da língua inglesa
  • Estruturação do texto em Inglês
  • Uso das ideias apresentadas pelos colegas
  • Originalidade e criatividade

Ações do professor

  • Explicar o objetivo da atividade
  • Disponibilizar previamente o vídeo sobre a atividade para os alunos assistirem em casa
  • Explicar o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como criá-la
  • Dividir a turma em grupos para discutir e apresentar ideias
  • Avaliar os textos dos alunos e dar feedbacks para cada um

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo em casa
  • Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs
  • Participar ativamente das discussões
  • Escrever o texto em Inglês com base nas ideias dos colegas
  • Receber feedbacks do professor e aprender com os colegas