Aula sobre Adicionando Cor A Massinha De Modelar
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Para isso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada.
A atividade terá como tema "Adicionando cor à massinha de modelar", que é uma atividade comum no cotidiano das crianças, e será desenvolvida em sete etapas, todas elas com exemplos práticos e didáticos em Inglês sobre o tema.
Etapa 1 - Assistir ao vídeo (antes do dia da atividade)
Disponibilize previamente um vídeo em Inglês sobre como adicionar cor à massinha de modelar e peça para que os alunos assistam em casa. O vídeo deve ter no máximo cinco minutos.Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)
Apresente o tema "Adicionando cor à massinha de modelar" e peça para que os alunos falem sobre suas experiências com a atividade.Em seguida, explique o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos e peça para discutirem sobre a atividade assistida no vídeo.Em seguida, eles devem usar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e anotar as ideias que surgirem.
Etapa 4 - Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs
Explique aos alunos o que é a Dinâmica dos 3 Qs e peça que eles criem um modelo com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Apresentação das ideias
Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma. Estimule a participação de todos os alunos e reforce a importância de levar em conta o tema e o assunto ao listar as ideias.Etapa 6 - Produção textual
Com as ideias apresentadas pelos grupos, os alunos devem escrever um pequeno texto sobre como adicionar cor à massinha de modelar.Dê dicas sobre como estruturar o texto e reforce a importância de usar as ideias compartilhadas pelos colegas.
Etapa 7 - Avaliação
Avalie os textos dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dê feedbacks para cada um. Os textos também podem ser compartilhados entre os alunos para aprenderem uns com os outros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em listar ideias em Inglês para a produção de textos
- Estimular a participação ativa e criativa dos estudantes
- Promover a colaboração entre os alunos
- Estimular a escrita criativa
Critérios de avaliação
- Coerência com o tema proposto
- Uso correto da língua inglesa
- Estruturação do texto em Inglês
- Uso das ideias apresentadas pelos colegas
- Originalidade e criatividade
Ações do professor
- Explicar o objetivo da atividade
- Disponibilizar previamente o vídeo sobre a atividade para os alunos assistirem em casa
- Explicar o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como criá-la
- Dividir a turma em grupos para discutir e apresentar ideias
- Avaliar os textos dos alunos e dar feedbacks para cada um
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo em casa
- Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs
- Participar ativamente das discussões
- Escrever o texto em Inglês com base nas ideias dos colegas
- Receber feedbacks do professor e aprender com os colegas