Aula sobre Adjectives Adjetivos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos irão estudar sobre "Adjectives" (Adjetivos). Os adjetivos são palavras que descrevem ou modificam substantivos e são fundamentais para a comunicação em inglês. Eles irão entender como eles funcionam e como podem ser usados em diferentes contextos, como em descrições de pessoas, lugares, objetos e sentimentos. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, onde os alunos criarão um mapa de empatia para explorar o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos e mostre exemplos de como os adjetivos são usados em diferentes contextos. Explique que os adjetivos ajudam a criar imagens mentais e tornam a comunicação em inglês mais clara e precisa.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida a turma em grupos e explique o que é um mapa de empatia. Cada grupo deve criar um mapa de empatia sobre um tema relacionado aos adjetivos, usando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Por exemplo, um grupo pode criar um mapa de empatia sobre um personagem de série de TV usando adjetivos para descrevê-lo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresenta seu mapa de empatia e explica como usou os adjetivos para descrever o tema escolhido. Em seguida, a turma discute as diferentes escolhas de adjetivos e como eles afetam o significado e a imagem mental criada.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Os grupos devem escolher um objeto ou lugar e criar uma descrição utilizando adjetivos. Em seguida, apresentam para a turma e os demais alunos deverão ouvir e tentar entender o objeto ou lugar descrito pelos adjetivos escolhidos.

  5. Etapa 5 - Revisão

    Reveja os principais pontos da aula e explique a importância dos adjetivos na comunicação em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o caráter polissêmico de palavras conforme o contexto de uso, reconhecendo os efeitos de sentido decorrentes da escolha do vocabulário.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo através da metodologia Design Thinking.
  • Desenvolver a capacidade de análise e discussão crítica sobre o uso de adjetivos em diferentes contextos.

Critérios de avaliação

  • Participação nos debates em grupo;
  • Qualidade do mapa de empatia criado;
  • Clareza e precisão na utilização dos adjetivos na atividade prática;
  • Uso adequado dos adjetivos na descrição oral.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Design Thinking;
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Oferecer feedback construtivo aos alunos;
  • Criar um ambiente de respeito e colaboração.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa;
  • Participar ativamente dos debates em grupo;
  • Ser criativo na criação do mapa de empatia;
  • Utilizar os adjetivos de forma clara e precisa.