Aula sobre Adjectives Adjetivos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema da atividade é "Adjectives (Adjetivos)". Os adjetivos são palavras que descrevem ou modificam substantivos, dando características específicas a eles. Em outras palavras, os adjetivos são palavras que nos ajudam a entender melhor os objetos e pessoas ao nosso redor. Os adjetivos têm um papel muito importante no idioma inglês e são utilizados em diversos contextos. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, é importante descrever suas habilidades e características pessoais usando adjetivos. Nesta atividade, os alunos vão aprender a usar os adjetivos em inglês e como eles podem mudar o significado de uma frase.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos devem completar o Check-in, respondendo a seguinte pergunta: "O que você sabe sobre adjetivos em inglês?" Em seguida, você pode escolher alguns alunos para compartilhar suas respostas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o uso dos adjetivos em inglês, utilizando exemplos práticos como frases simples, slogans de propagandas e títulos de filmes e livros. Em seguida, os alunos farão uma atividade em que terão que identificar os adjetivos presentes nessas frases.

  3. Etapa 3 - Aprofundamento

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma lista de adjetivos que possam ser usados para descrever pessoas, lugares, objetos e situações em inglês. Em seguida, os grupos irão compartilhar suas listas e discutir a diferença de significado que cada adjetivo pode trazer em diferentes contextos.

  4. Etapa 4 - Aplicação

    Os alunos irão criar frases com adjetivos para descrever cenas de filmes ou trabalhar em uma tarefa de leitura simples, na qual eles terão que identificar e substituir os adjetivos presentes no texto.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão o Check-out, respondendo a seguinte pergunta: "O que você aprendeu sobre adjetivos em inglês?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar adjetivos de forma adequada em inglês.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao trabalhar em grupo para criar listas de adjetivos.
  • Aprimorar a capacidade crítica dos alunos em identificar e substituir adjetivos em um texto.
  • Facilitar o processo de aprendizagem dos alunos por meio da metodologia ativa Ensino Híbrido.

Critérios de avaliação

  • Demonstrar compreensão dos adjetivos em inglês.
  • Utilizar adequadamente os adjetivos em frases.
  • Identificar e substituir os adjetivos em um texto.
  • Participação efetiva em atividades em grupo.
  • Entregar as tarefas no prazo determinado.

Ações do professor

  • Preparar atividades que envolvam os alunos de forma interativa e dinâmica.
  • Auxiliar os alunos a identificar e corrigir erros na utilização de adjetivos em inglês.
  • Fornecer feedback efetivo aos alunos e auxiliá-los a melhorar a aprendizagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Apoiar os alunos na produção de trabalhos e tarefas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa para desenvolver as atividades.
  • Demonstrar interesse em aprender e aprimorar a utilização dos adjetivos em inglês.
  • Realizar as tarefas e trabalhos fornecidos pelo professor.
  • Solicitar ajuda ao professor quando necessário.