Aula sobre Adjectives Adjetivos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Adjetivos são palavras que caracterizam ou atribuem qualidade a um substantivo, ou pronome. Eles são amplamente utilizados na língua inglesa e desempenham um papel fundamental na comunicação em inglês. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar adjetivos em frases simples, polissêmicos e em diferentes contextos, além de desenvolverem habilidades para explorar o caráter polissêmico das palavras. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será adotada a metodologia ativa de Gamificação, que permitirá aos alunos criar um jogo e participar de uma experiência divertida e estimulante.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de adjetivos, dando exemplos simples e explicando a importância deles na língua inglesa. Em seguida, introduza a metodologia de gamificação, explicando como ela funciona e os benefícios que trará ao aprendizado.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos, separados em grupos, irão criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver com base no tema “adjetivos em inglês”. Nesse mapa, eles deverão preencher campos como nome do jogo, objetivo do jogo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 3 - Pesquisa de adjetivos
Cada grupo deverá pesquisar adjetivos polissêmicos e exemplos de sua utilização em diferentes contextos. Eles deverão se concentrar em exemplos que mostrem a relação entre o adjetivo e o contexto em que ele é usado.Etapa 4 - Criação do jogo
Com base no mapa de registro e na pesquisa, os grupos irão criar seus jogos. Oriente e incentive os alunos, sem interferir muito no processo criativo. Os jogos deverão ser elaborados conforme os campos preenchidos no mapa de registro.Etapa 5 - Apresentação do jogo
Cada grupo deverá apresentar seu jogo e explicar como ele funciona. Os outros grupos e o professor irão jogar e avaliar os jogos.Etapa 6 - Debates e conclusão
Conduza uma discussão sobre a importância da utilização de adjetivos polissêmicos na língua inglesa e como isso pode afetar a comunicação. Ao final, faça uma reflexão sobre o processo de aprendizado e o uso da metodologia de gamificação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de criatividade e iniciativa.
- Estimular o trabalho em equipe e a cooperação.
- Incentivar a pesquisa e o uso de fontes diversas.
- Desenvolver a capacidade de exploração do caráter polissêmico de palavras em diferentes contextos.
- Estimular a capacidade de análise, síntese e reflexão.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Coerência entre os campos preenchidos no mapa de registro e o jogo criado.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Correção gramatical na utilização dos adjetivos.
- Participação e cooperação do grupo.
Ações do professor
- Orientar e incentivar os alunos ao longo de todo o processo de aprendizagem.
- Estimular a criatividade e a iniciativa dos alunos.
- Incentivar a pesquisa e o uso de fontes diversas.
- Proporcionar um ambiente de aprendizado seguro e acolhedor.
- Conduzir debates e reflexões para estimular a capacidade reflexiva dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe e cooperar uns com os outros.
- Desenvolver a criatividade e iniciativa.
- Realizar pesquisas e utilizar fontes diversas.
- Participar ativamente do processo de criação do jogo.
- Apresentar de forma clara e objetiva o jogo desenvolvido pelo grupo.