Aula sobre Adjectives Adjetivos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Explique brevemente o que são Adjectives e sua importância na comunicação em inglês. Em seguida, peça aos alunos que mencionem exemplos de adjetivos que eles conhecem.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Adjectives MatchingNesta estação, os alunos irão conectar adjetivos com imagens. Coloque cartões com imagens de objetos em uma mesa e os alunos deverão combinar o cartão com o adjetivo certo. Por exemplo, se houver um cartão com uma imagem de uma árvore, os alunos terão que escolher o adjetivo "green" (verde) para descrevê-la.
Estação 2 - Adjectives Order
Nesta estação, os alunos irão exercitar a ordem dos adjetivos em uma frase. Forneça frases com vários adjetivos para que os alunos as coloquem na ordem correta. Por exemplo: "I have a big black dog" (Eu tenho um cachorro grande e preto).
Estação 3 - Adjectives Writing
Nesta estação, os alunos irão criar uma história usando adjetivos. Dê um tema para os alunos e eles terão que imaginar uma história e escrever utilizando adjetivos para descrever personagens, locais e objetos. Depois, cada grupo irá ler a sua história e os alunos irão votar na história mais interessante.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas atividades e compartilhar seus resultados. IncentivE os alunos a usar os adjetivos corretamente em suas discussões.Etapa 5 - Encerramento
Faça uma revisão do conteúdo e reforce a importância do uso adequado de adjetivos em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e imaginação dos alunos ao escrever uma história usando adjetivos.
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
- Encorajar os alunos a trabalhar em grupo e colaborar uns com os outros.
Critérios de avaliação
- Uso correto de adjetivos em frases e textos.
- Participação em atividades em grupo.
- Criatividade e originalidade na história escrita.
- Habilidade de comunicação oral e escrita.
Ações do professor
- Explicar e demonstrar o uso correto dos adjetivos.
- Fornecer orientação e feedback constante durante as atividades.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Usar adjetivos corretamente nas atividades propostas.
- Demonstrar criatividade e originalidade na história escrita.
- Comunicar-se claramente em inglês.