Aula sobre Adjectives Adjetivos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Esta atividade irá trabalhar com o tema Adjetivos em inglês. Os adjetivos são palavras usadas para descrever características de pessoas, lugares, coisas e animais. Eles ajudam a enriquecer a nossa comunicação e torná-la mais clara e precisa. Os alunos já devem ter tido contato com os adjetivos em aulas anteriores, mas esta prática irá explorar um pouco mais o seu caráter polissêmico e como eles podem mudar conforme o contexto em que são usados. Para isso, será utilizada a metodologia de Sala de Aula Invertida, em que os alunos assistirão a um vídeo prévio sobre o assunto e criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o seu aprendizado.

  1. Etapa 1 - Vídeo prévio

    Disponibilize um vídeo em plataforma virtual sobre o uso de adjetivos em inglês. O vídeo pode ser um tutorial disponível no YouTube ou um vídeo autoral com auxílio de materiais didáticos.

  2. Etapa 2 - Aquecimento

    Em sala de aula, comece com uma breve revisão sobre os adjetivos em inglês, podendo utilizar exemplos de situações cotidianas para exemplificar o uso dos adjetivos. É importante fazer perguntas para saber o nível de conhecimento dos alunos.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3Qs

    Oriente os alunos a criar, em duplas ou em grupos, um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Essa dinâmica deve ser elaborada com base no que foi apresentado no vídeo. Faça uma breve explicação sobre como a dinâmica funciona e dê exemplos de como ela deve ser preenchida pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação da Dinâmica

    Os alunos devem apresentar ao restante da turma a dinâmica criada por eles, explicando como ela foi feita e como funciona. Utilize esse momento para tirar dúvidas e ressaltar a importância do uso dos adjetivos no contexto em que são utilizados.

  5. Etapa 5 - Produção escrita

    Os alunos devem produzir uma breve redação sobre uma situação cotidiana utilizando os adjetivos em inglês. Oriente-os a usar a dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação do seu próprio texto. Nesta etapa, corrija os possíveis erros de gramática e vocabulário dos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se organizar em grupos para discutir as produções escritas e trocar ideias sobre o uso dos adjetivos. Acompanhe as discussões e faça intervenções pontuais.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da atividade, ressaltando os pontos mais importantes e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o caráter polissêmico de palavras conforme o contexto de uso, reconhecendo os efeitos de sentido decorrentes da escolha do vocabulário.
  • Utilizar a metodologia de Sala de Aula Invertida para incentivar o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento;
  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de texto em inglês.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos adjetivos em inglês;
  • Correção gramatical;
  • Uso adequado dos campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" na Dinâmica dos 3 Qs;
  • Habilidade em produzir um texto em inglês.

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo prévio para os alunos;
  • Orientar os alunos na criação da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Corrigir eventuais erros gramaticais e de vocabulário na produção escrita dos alunos;
  • Fazer intervenções pontuais durante as discussões em grupo;
  • Fazer uma síntese da aula no encerramento.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo prévio sobre adjetivos em inglês;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com base no vídeo;
  • Produzir um texto em inglês utilizando os adjetivos aprendidos;
  • Participar das discussões em grupo;
  • Avaliar o seu próprio desempenho utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.