Aula sobre Adjetivos Possessivos Meu Seu Nosso

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os adjetivos possessivos são muito importantes para a comunicação em inglês, pois ajudam a indicar a quem pertence uma determinada coisa ou pessoa. Por exemplo, "my car" significa "meu carro", "your book" significa "seu livro" e "our school" significa "nossa escola". Será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza os conceitos dos adjetivos possessivos ("my, your, our") para os alunos, explicando seus usos e diferenças.Incentive os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Exemplos

    Dê exemplos práticos do uso dos adjetivos possessivos. Os alunos deverão citar exemplos que eles conhecem, como "my dog" ou "our house".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Divida a turma em duplas ou trios, cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre o tema "Adjetivos Possessivos em inglês". Cada mapa conceitual terá uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça folhas de papel A3 para que os alunos possam criar seus mapas conceituais.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Complete as informações que eles deixaram de fora e responda a quaisquer perguntas que possam surgir.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Distribua uma lista de frases em inglês para cada grupo. As frases conterão exemplos de adjetivos possessivos e os alunos irão trabalhar juntos para traduzi-las e verificar se estão corretas. Eles também terão que criar mais exemplos de frases usando adjetivos possessivos.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento

    Cada grupo apresentará suas frases e correções para a turma, praticando a pronúncia dos adjetivos possessivos.

  7. Etapa 7 - Revisão

    Para finalizar, faça uma revisão rápida dos conceitos aprendidos e dos exemplos práticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês dos alunos, especialmente no uso de adjetivos possessivos.
  • Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos, através da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Reforçar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, estimulando-os a criar e apresentar seus próprios mapas conceituais e frases.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual e do exemplo de frases.
  • Capacidade do aluno em utilizar os adjetivos possessivos de forma inteligível.
  • Participação ativa na aula de inglês.

Ações do professor

  • Introduzir os conceitos dos adjetivos possessivos.
  • Fornecer exemplos práticos.
  • Dividir a turma em grupos e fornecer o material necessário para os mapas conceituais.
  • Facilitar a apresentação dos mapas conceituais e corrigir eventuais erros.
  • Distribuir exemplos de frases para a prática dos adjetivos possessivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Criar frases e corrigir as frases recebidas.
  • Participar ativamente da aula de inglês.
  • Praticar a pronúncia correta dos adjetivos possessivos.