Aula sobre Adjetivos Possessivos Meu Seu Nosso

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os adjetivos possessivos são um conjunto de palavras que indicam a relação de posse entre os objetos e as pessoas. Em Inglês, eles são usados ​​para expressar a ideia de "meu", "seu" ou "nosso". É muito importante que os alunos aprendam como usar os adjetivos possessivos no contexto certo, pois eles são usados ​​com muita frequência na língua inglesa. Por exemplo, você pode dizer "my book" (meu livro), "your pencil" (seu lápis) ou "our classroom" (nossa sala de aula). Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades no uso correta de adjetivos possessivos por meio da metodologia ativa de Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os objetivos da aula e explique brevemente a metodologia do Design Sprint. Em seguida, apresente exemplos dos adjetivos possessivos e suas aplicações na língua inglesa e divida os alunos em grupos de 5 ou 6.

  2. Etapa 2 - Entender

    Cada grupo deverá discutir e entender como usar os adjetivos possessivos em inglês de forma correta, em diferentes contextos. Os grupos podem pesquisar em livros ou na internet para encontrar exemplos de adjetivos possessivos em diferentes situações.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um esboço de uma situação em que os adjetivos possessivos são usados. Os alunos devem criar um storyboard ou desenho da situação.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher uma situação de sua escolha. Os alunos devem justificar por que escolheram essa situação e como os adjetivos possessivos em inglês serão usados nela.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um template em PowerPoint ou em uma cartolina para apresentar a situação que escolheu. Os alunos podem adicionar imagens, texto e áudio ao template, se possível.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar seu template e compartilhar sua compreensão sobre o uso correto dos adjetivos possessivos em inglês. Após cada apresentação, os colegas devem fazer perguntas e dar feedback para os apresentadores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar corretamente os adjetivos possessivos.
  • Estimular a criatividade dos alunos em criar situações com o uso correto dos adjetivos possessivos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias em uma colaboração coletiva.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar situações com o uso correto dos adjetivos possessivos.
  • Qualidade da apresentação dos templates criados pelo grupo.
  • Participação ativa dos alunos durante a discussão e compartilhamento de ideias.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos da aula e a metodologia do Design Sprint.
  • Orientar os alunos no processo de criação dos templates.
  • Dar feedback e suporte para os alunos durante o processo de produção.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para discutir e entender a aplicação correta dos adjetivos possessivos.
  • Criar um esboço de uma situação em que os adjetivos possessivos são usados de forma correta.
  • Criar um template em PowerPoint ou em cartolina para apresentar a situação escolhida.