Aula sobre Adjetivos Possessivos Meu Seu Nosso
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os adjetivos possessivos são fundamentais para expressar posse e pertencimento. Nesta atividade, os estudantes irão aprender a utilizar os adjetivos possessivos "meu", "seu" e "nosso" para descrever objetos, pessoas e situações que lhes pertencem ou a outras pessoas. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será aplicada a metodologia ativa gamificação, em que os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que desenvolvam sobre o tema. Isso irá incentivar a participação dos estudantes e tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e divertido.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema dos adjetivos possessivos por meio de exemplos de situações em que os estudantes podem utilizar esses adjetivos no cotidiano.Etapa 2 - Descrição dos adjetivos possessivos
Apresente e explique os adjetivos possessivos "meu", "seu" e "nosso" em inglês, com exemplos práticos e didáticos.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão trabalhar em grupo para criar o mapa de registro do jogo com o tema “adjetivos possessivos em inglês”. Nessa etapa, eles definirão o nome do jogo, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e, principalmente, por que o jogo é engajador e será um sucesso. Monitore e auxilie os alunos durante a criação.Etapa 4 - Apresentação do mapa de registro
Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma. Faça comentários sobre as ideias apresentadas e estimule os outros grupos a comentarem sobre as apresentações também.Etapa 5 - Produção do jogo
Os estudantes vão produzir o jogo, conforme o mapa de registro criado. Estimule a participação, incentive a criatividade e auxilie na produção.Etapa 6 - Teste dos jogos
Os jogos produzidos pelos estudantes serão testados e avaliados pela turma. Explique a importância do feedback e auxilie na entrega das sugestões para aprimorar os jogos em relação à aprendizagem dos adjetivos.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo do que foi aprendido e apresente os critérios de avaliação e as próximas atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades linguísticas por meio da prática de produção de texto e de jogos.
- Incentivar a participação ativa dos estudantes na aula.
- Estimular a criatividade dos alunos.
- Fomentar o trabalho em equipe.
- Desenvolver a habilidade de compreensão de texto e análise de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos estudantes na produção do jogo.
- Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas e informações para o consumidor final).
- Coerência entre o mapa de registro e o jogo produzido.
- Utilização correta dos adjetivos possessivos.
- Criatividade na produção do jogo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Monitorar e auxiliar os alunos durante a produção do mapa de registro e do jogo.
- Estimular a participação ativa dos estudantes.
- Apresentar feedbacks construtivos e orientações para as próximas etapas.
- Mediar conflitos e estimular a colaboração entre os estudantes.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Produzir um jogo conforme o mapa de registro criado, utilizando corretamente os adjetivos possessivos.
- Apresentar e aceitar feedbacks construtivos com maturidade.
- Demonstrar criatividade e originalidade na produção do jogo.