Aula sobre Adjetivos Possessivos Meu Seu Nosso

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os adjetivos possessivos "meu, seu, nosso" em inglês. Os adjetivos possessivos são importantes para a comunicação, pois eles indicam a quem pertence algo. O conhecimento sobre os adjetivos possessivos ajuda a expressar e compreender a posse em frases simples. Por exemplo, "My book" significa "meu livro" em português. Os alunos serão incentivados a criar um mapa conceitual, organizando suas ideias e aprofundando seus conhecimentos sobre os adjetivos possessivos. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam construir o conhecimento de forma mais dinâmica e significativa.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Crie ou disponibilize o link de um vídeo curto sobre o tema "Adjetivos possessivos" e envie para os alunos assistirem antes do momento em sala de aula. O vídeo deve explicar de forma clara e objetiva o conceito de adjetivos possessivos e dar exemplos de como eles são utilizados na conversação do dia a dia.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Na sala de aula, forneça aos alunos um modelo de mapa conceitual com uma ideia central "Adjetivos possessivos" e 8 sub-ideias. Essas sub-ideias podem incluir "meu, sua, seu, nossos, suas, seus, seu, nosso" em inglês e exemplos de cada um.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos irão criar seus próprios mapas conceituais com duas camadas de profundidade, organizando as suas ideias e exemplos. Durante esta etapa, circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar no desenvolvimento dos mapas.

  4. Etapa 4 - Compartilhar

    Os alunos irão compartilhar seus mapas conceituais em grupo e debater os exemplos utilizados para cada adjetivo possessivo. Incentive a troca de ideias entre os grupos e forneça feedbacks apropriados para cada mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Em seguida, os alunos irão participar de uma roda de conversa para compartilhar suas conclusões sobre o uso dos adjetivos possessivos e como eles foram utilizados em seus mapas conceituais. Medie a roda de conversa e incentive a reflexão crítica dos alunos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Para encerrar, os alunos irão produzir uma pequena história utilizando os adjetivos possessivos aprendidos na atividade. Dê orientações e dicas para a criação da história e defina um tempo limite para essa produção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar os adjetivos possessivos corretamente;
  • Incentivar a organização das ideias e aprofundar o conhecimento através do mapa conceitual;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso dos adjetivos possessivos na conversação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de adjetivos possessivos;
  • Habilidade de identificar e utilizar corretamente os adjetivos possessivos em suas ideias e exemplos no mapa conceitual;
  • Participação ativa na roda de conversa e na produção da história.

Ações do professor

  • Criar um vídeo explicativo claro e objetivo sobre adjetivos possessivos;
  • Fornecer um modelo de mapa conceitual e orientações claras para a construção do mapa;
  • Mediar a roda de conversa e fornecer feedbacks apropriados;
  • Auxiliar na criação da história, fornecendo dicas e orientações;
  • Estabelecer um tempo limite para cada atividade.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula;
  • Criar o mapa conceitual com duas camadas de profundidade;
  • Participar ativamente da roda de conversa e compartilhar conclusões e ideias;
  • Produzir uma história utilizando adjetivos possessivos;
  • Respeitar o tempo limite estipulado pelo professor para cada atividade.