Adolescência

Nesta aula de Ciências vamos entender melhor a adolescência. Acompanhe o bate papo com duas médicas especialistas na saúde do adolescente. Preste bastante atenção, e anote as informações importantes!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais palavras completam corretamente os espaços da frase abaixo?

    “A ______ é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, em razão das alterações ______. Esta fase é marcada pelo início da puberdade e o fim do crescimento físico, com alterações nos órgãos sexuais e de características como altura, peso e massa muscular”.

    A) adolescência; hormonais.

    B) infância; hormonais.

    C) infância; genéticas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A adolescência é um período de muitas mudanças físicas, emocionais e sociais na vida dos jovens. É uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, marcada por transformações hormonais e pelo desenvolvimento do sistema nervoso. Durante a adolescência, os jovens começam a formar sua identidade e a descobrir sua sexualidade. É uma fase de muitas dúvidas e incertezas, mas também de descobertas e aprendizados. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos.

    Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta, marcado por diversas transformações físicas e psicológicas. É uma fase repleta de descobertas, desafios e mudanças no corpo e na mente dos jovens. A metodologia ativa de Gamificação será utilizada para tornar a aula mais interativa e envolvente, permitindo que os alunos aprendam de forma lúdica e divertida. Durante a atividade, os alunos criarão um jogo de tabuleiro que abordará diversos aspectos da adolescência, como a puberdade, as mudanças hormonais, a sexualidade e a importância do cuidado com a saúde física e mental.

    Gamificação

    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    A adolescência é um período de grandes transformações físicas e emocionais na vida de um indivíduo. É um momento em que os hormônios sexuais e o sistema nervoso estão em pleno desenvolvimento, o que pode gerar dúvidas e inseguranças nos jovens. Além disso, é uma fase em que muitos questionamentos surgem, como a identidade sexual, a busca por independência e a relação com os pais e amigos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para os alunos criarem um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias sobre a adolescência. Encoraje os alunos a compartilhar suas experiências e opiniões sobre esse tema, a fim de construir um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.

    Design Sprint

    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    A adolescência é um período de mudanças intensas e significativas na vida dos jovens. É nessa fase que ocorrem as transformações corporais, emocionais e sociais que marcam a transição da infância para a vida adulta. É importante que os estudantes compreendam como essas mudanças ocorrem e quais são as principais influências biológicas e psicológicas que as desencadeiam. Nesta aula, será trabalhada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos vão criar um mapa conceitual sobre a adolescência, abordando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, apresente alguns exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão mais profunda sobre o tema.

    Sala de Aula Invertida

    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A adolescência é uma fase de mudanças físicas e emocionais que ocorrem na vida de todos. É um período de transição entre a infância e a vida adulta, no qual os jovens experimentam novas sensações e desafios. O tema desta aula é "Adolescência", no qual os alunos irão analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão circular pelas estações, realizando atividades diferentes relacionadas ao tema.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    A adolescência é um período de grandes transformações físicas e emocionais na vida dos jovens. Nessa fase, os hormônios sexuais começam a agir no corpo e no comportamento dos adolescentes, que passam por mudanças significativas na aparência, voz, humor e relacionamentos. É importante que os estudantes compreendam essas transformações e saibam lidar com elas de forma saudável. Para isso, nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que ajudará os alunos a entender melhor as emoções e os desafios da adolescência.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: