Aula sobre Adolescencia
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A adolescência é um período de grandes transformações físicas e emocionais na vida de um indivíduo. É um momento em que os hormônios sexuais e o sistema nervoso estão em pleno desenvolvimento, o que pode gerar dúvidas e inseguranças nos jovens. Além disso, é uma fase em que muitos questionamentos surgem, como a identidade sexual, a busca por independência e a relação com os pais e amigos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para os alunos criarem um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias sobre a adolescência. Encoraje os alunos a compartilhar suas experiências e opiniões sobre esse tema, a fim de construir um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a adolescência, abordando as principais transformações físicas e emocionais. Em seguida, os alunos devem fazer uma pesquisa em grupo sobre os hormônios sexuais e o sistema nervoso, e como eles afetam o comportamento humano.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar um mapa mental sobre os principais questionamentos e inseguranças que surgem durante a adolescência. Em seguida, devem discutir em grupo possíveis soluções para esses problemas.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve escolher uma das questões levantadas na etapa anterior e elaborar uma proposta de solução. Os alunos devem apresentar suas ideias para a turma e discutir em conjunto qual seria a melhor abordagem.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos devem criar um protótipo da solução escolhida, utilizando recursos disponíveis na sala de aula, como papel, lápis, canetas coloridas, entre outros. Os alunos devem ser encorajados a serem criativos e a pensarem fora da caixa.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e testá-lo em uma situação simulada. Por exemplo, se a proposta de solução for sobre a relação com os pais, os alunos podem simular uma conversa difícil com um adulto.Etapa 6 - Encerramento
Faça o encerramento agradecendo a participação da turma e reforçando a importância de compartilhar suas experiências para compreender as mudanças que estão ocorrendo nesta fase da vida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a criatividade e a capacidade de pensar fora da caixa.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de apresentação e comunicação oral dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
- Qualidade do mapa mental e da proposta de solução elaborados pelos grupos.
- Criatividade e originalidade na elaboração do protótipo.
- Clareza e objetividade na apresentação oral da solução proposta.
- Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
Ações do professor
- Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
- Estimular a criatividade e a capacidade de pensar fora da caixa dos alunos.
- Orientar os grupos na elaboração do mapa mental e da proposta de solução.
- Fornecer feedback construtivo aos alunos durante a apresentação oral.
- Promover um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
- Colaborar com os colegas na elaboração do mapa mental e da proposta de solução.
- Ser criativo e original na elaboração do protótipo.
- Apresentar oralmente a solução proposta de forma clara e objetiva.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas durante toda a atividade.