Aula sobre Adolescencia
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explicar como a metodologia Design Thinking será aplicada na aula.Exemplo: "Hoje vamos falar sobre a adolescência, um período de muitas mudanças e desafios na vida dos jovens. Para entender melhor como os adolescentes se sentem e pensam, vamos criar um mapa de empatia, que nos ajudará a visualizar e compreender as emoções e necessidades dessa fase da vida."
Etapa 2 - Apresentação do Design Thinking
Explique as etapas do Design Thinking e como elas serão aplicadas na aula.Exemplo: "O Design Thinking é uma metodologia que nos ajuda a resolver problemas de forma criativa e colaborativa. Vamos seguir as etapas de empatia, definição, ideação, prototipação e teste para criar nosso mapa de empatia."
Etapa 3 - Empatia
Os alunos irão preencher o campo "O que ele pensa e sente?" do mapa de empatia, colocando-se no lugar de um adolescente e imaginando como ele se sente e pensa em relação às mudanças que ocorrem na adolescência.Exemplo: "Agora vamos nos colocar no lugar de um adolescente e pensar em como ele se sente e o que ele pensa sobre as mudanças que ocorrem na adolescência. Vamos preencher o campo 'O que ele pensa e sente?' do nosso mapa de empatia."
Etapa 4 - Definição
Os alunos irão compartilhar suas respostas da etapa de empatia e juntos definirão as principais emoções e pensamentos que os adolescentes têm na adolescência.Exemplo: "Agora que preenchemos o campo 'O que ele pensa e sente?', vamos compartilhar nossas respostas e juntos definir as principais emoções e pensamentos que os adolescentes têm na adolescência."
Etapa 5 - Ideação
Os alunos irão preencher os campos restantes do mapa de empatia, pensando em como os adolescentes se comportam e o que eles precisam para lidar com as mudanças da adolescência.Etapa 6 - Prototipação
Os alunos irão criar um protótipo de um material que possa ajudar os adolescentes a lidar com as mudanças da adolescência, utilizando as informações do mapa de empatia.Etapa 7 - Apresentação dos Protótipos
Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e explicar como eles ajudariam os adolescentes a lidar com as mudanças da adolescência.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a empatia e o entendimento das emoções e necessidades dos adolescentes.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia.
- Qualidade e originalidade do protótipo criado.
- Capacidade de apresentar e explicar as ideias de forma clara e objetiva.
- Demonstração de empatia e entendimento das emoções e necessidades dos adolescentes.
- Colaboração e respeito pelo trabalho em equipe.
Ações do professor
- Explicar claramente as etapas do Design Thinking e como elas serão aplicadas na aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
- Dar feedback construtivo e incentivar a criatividade e a originalidade dos alunos.
- Estimular a empatia e o entendimento das emoções e necessidades dos adolescentes.
- Criar um ambiente de colaboração e respeito pelo trabalho em equipe.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
- Contribuir com ideias originais e criativas para o protótipo.
- Apresentar as ideias de forma clara e objetiva.
- Demonstração de empatia e entendimento das emoções e necessidades dos adolescentes.
- Colaborar e respeitar o trabalho em equipe.