Aula sobre Adolescencia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta, marcado por diversas transformações físicas e psicológicas. É uma fase repleta de descobertas, desafios e mudanças no corpo e na mente dos jovens. A metodologia ativa de Gamificação será utilizada para tornar a aula mais interativa e envolvente, permitindo que os alunos aprendam de forma lúdica e divertida. Durante a atividade, os alunos criarão um jogo de tabuleiro que abordará diversos aspectos da adolescência, como a puberdade, as mudanças hormonais, a sexualidade e a importância do cuidado com a saúde física e mental.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    inicie a aula explicando sobre a metodologia de gamificação e apresentando o tema da aula: Adolescência. Utilize slides com imagens ilustrativas para chamar a atenção dos alunos. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar o material necessário para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos realizam uma pesquisa em grupo sobre os temas que serão abordados no jogo de tabuleiro: puberdade, mudanças hormonais, sexualidade e cuidados com a saúde. Forneça alguns materiais de apoio, como livros didáticos, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos iniciam a criação do jogo de tabuleiro, utilizando cartolinas, canetas coloridas, tesouras, cola e outros materiais que o professor disponibilizar. Eles devem criar o tabuleiro, os pinos, o dado e os cards com perguntas e ações relacionadas aos temas pesquisados. Oriente-os e tirando dúvidas dos alunos, como, por exemplo, a criação de regras e objetivos..

  4. Etapa 4 - Apresentação do jogo

    Cada grupo apresenta seu jogo de tabuleiro para a turma, explicando as regras, as perguntas e as ações. Os outros grupos podem fazer perguntas e dar sugestões de melhorias.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Inicie uma discussão em grupo sobre os temas abordados no jogo de tabuleiro. Ele pode utilizar perguntas para estimular a participação dos alunos, como: "Quais foram as principais descobertas que vocês fizeram durante a pesquisa?" ou "Como podemos cuidar melhor da nossa saúde física e mental durante a adolescência?".

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deve fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu durante a aula e como pode aplicar esses conhecimentos em sua vida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância de cuidar da saúde física e mental durante a adolescência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos
  • Promover a interação e a participação ativa dos alunos na aula
  • Desenvolver a habilidade de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade
  • Reforçar a importância do cuidado com a saúde física e mental durante a adolescência

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do jogo de tabuleiro
  • Qualidade do jogo de tabuleiro criado
  • Participação na discussão em grupo
  • Reflexão individual sobre o tema da aula
  • Cumprimento das regras e respeito aos colegas durante a atividade

Ações do professor

  • Explicar a metodologia de gamificação e apresentar o tema da aula
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do jogo de tabuleiro
  • Estimular a participação e a interação dos alunos durante a atividade
  • Propor perguntas para estimular a discussão em grupo
  • Encerrar a aula de forma clara e objetiva

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do jogo de tabuleiro
  • Respeitar as regras e os colegas durante a atividade
  • Participar da discussão em grupo e contribuir com ideias e opiniões
  • Fazer a reflexão individual sobre o tema da aula
  • Interagir com os colegas durante toda a atividade.