Aula sobre Adolescencia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A adolescência é um período de muitas mudanças físicas, emocionais e sociais na vida dos jovens. É uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, marcada por transformações hormonais e pelo desenvolvimento do sistema nervoso. Durante a adolescência, os jovens começam a formar sua identidade e a descobrir sua sexualidade. É uma fase de muitas dúvidas e incertezas, mas também de descobertas e aprendizados. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão tempo determinado para pesquisar sobre o tema da aula e seus subtópicos. Forneça materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para preparar seus argumentos. Eles devem considerar as informações pesquisadas e elaborar argumentos consistentes.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será realizado em forma de júri. O grupo defensor irá apresentar seus argumentos e o grupo opositor terá a oportunidade de refutá-los. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo foi mais convincente.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos terão 15 minutos para refletir sobre o debate e compartilhar suas opiniões. O grupo observador irá apresentar suas observações e os demais grupos terão a oportunidade de fazer comentários.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e argumentação dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre as transformações que ocorrem na puberdade e a importância do conhecimento científico para compreender essas mudanças.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Uso de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Habilidade de reflexão e síntese.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a participação dos alunos no debate.
  • Fazer a síntese dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema da aula e seus subtópicos.
  • Preparar argumentos consistentes.
  • Participar ativamente do debate.
  • Refletir sobre o que foi discutido e compartilhar opiniões.