Aula sobre Adolescencia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A adolescência é um período de muitas mudanças físicas, emocionais e sociais na vida dos jovens. É uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, marcada por transformações hormonais e pelo desenvolvimento do sistema nervoso. Durante a adolescência, os jovens começam a formar sua identidade e a descobrir sua sexualidade. É uma fase de muitas dúvidas e incertezas, mas também de descobertas e aprendizados. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão tempo determinado para pesquisar sobre o tema da aula e seus subtópicos. Forneça materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para preparar seus argumentos. Eles devem considerar as informações pesquisadas e elaborar argumentos consistentes.Etapa 4 - Debate
O debate será realizado em forma de júri. O grupo defensor irá apresentar seus argumentos e o grupo opositor terá a oportunidade de refutá-los. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo foi mais convincente.Etapa 5 - Reflexão
Os alunos terão 15 minutos para refletir sobre o debate e compartilhar suas opiniões. O grupo observador irá apresentar suas observações e os demais grupos terão a oportunidade de fazer comentários.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando os principais pontos abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica e argumentação dos alunos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão sobre as transformações que ocorrem na puberdade e a importância do conhecimento científico para compreender essas mudanças.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
- Uso de fontes confiáveis na pesquisa.
- Habilidade de reflexão e síntese.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada.
- Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
- Estimular a participação dos alunos no debate.
- Fazer a síntese dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema da aula e seus subtópicos.
- Preparar argumentos consistentes.
- Participar ativamente do debate.
- Refletir sobre o que foi discutido e compartilhar opiniões.