Aula sobre Adolescencia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A adolescência é uma fase de mudanças físicas e emocionais que ocorrem na vida de todos. É um período de transição entre a infância e a vida adulta, no qual os jovens experimentam novas sensações e desafios. O tema desta aula é "Adolescência", no qual os alunos irão analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão circular pelas estações, realizando atividades diferentes relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Adolescência" e explicar a importância de entender as mudanças que ocorrem nessa fase da vida.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Hormônios sexuais

    Os alunos irão para a estação 1, onde irão assistir a um vídeo sobre os hormônios sexuais e como eles afetam o corpo durante a puberdade. Em seguida, irão realizar uma atividade em que deverão identificar as transformações que ocorrem no corpo durante a adolescência e relacioná-las com a atuação dos hormônios sexuais.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Sistema nervoso

    Os alunos irão para a estação 2, onde irão assistir a um vídeo sobre o sistema nervoso e como ele trabalha em conjunto com os hormônios sexuais durante a puberdade. Em seguida, irão realizar uma atividade em que deverão identificar as mudanças emocionais que ocorrem durante a adolescência e relacioná-las com a atuação do sistema nervoso.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate em grupo

    Os alunos irão para a estação 3, onde irão participar de um debate em grupo sobre as transformações que ocorrem durante a adolescência e como elas podem afetar a vida dos jovens. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões ao final da atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala de aula

    Faça uma discussão em sala de aula sobre as atividades realizadas nas estações e como elas ajudaram a compreender melhor as transformações que ocorrem durante a adolescência.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula reforçando a importância de entender as mudanças que ocorrem durante a adolescência e como elas afetam a vida dos jovens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e explicação sobre as transformações que ocorrem na adolescência.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades realizadas nas estações.
  • Capacidade de análise e explicação sobre as transformações que ocorrem durante a adolescência.
  • Colaboração e trabalho em grupo durante as atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de entender as mudanças que ocorrem durante a adolescência.
  • Conduzir as atividades realizadas nas estações.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre as atividades realizadas nas estações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades realizadas nas estações.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas durante as atividades.
  • Analisar e explicar as transformações que ocorrem durante a adolescência.