Aula sobre Adolescencia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A adolescência é um período de mudanças intensas e significativas na vida dos jovens. É nessa fase que ocorrem as transformações corporais, emocionais e sociais que marcam a transição da infância para a vida adulta. É importante que os estudantes compreendam como essas mudanças ocorrem e quais são as principais influências biológicas e psicológicas que as desencadeiam. Nesta aula, será trabalhada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos vão criar um mapa conceitual sobre a adolescência, abordando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, apresente alguns exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão mais profunda sobre o tema.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando a importância do tema e como ele será abordado. Apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como os alunos criarão um mapa conceitual sobre a adolescência.Etapa 2 - Estudo prévio
Peça aos alunos que pesquisem em casa sobre a adolescência, com foco nas mudanças corporais, emocionais e sociais que ocorrem nessa fase. Eles devem buscar informações em livros, sites e vídeos e anotar as ideias principais.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Em sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a adolescência, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve apresentar as principais transformações corporais, emocionais e sociais que ocorrem na adolescência, bem como as influências biológicas e psicológicas que as desencadeiam.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as conexões entre elas. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.Etapa 5 - Discussão em grupo
Promova uma discussão em grupo sobre as mudanças que ocorrem na adolescência, considerando as informações apresentadas nos mapas conceituais. Incentive os alunos a compartilharem suas ideias e opiniões sobre o tema.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese das principais ideias discutidas e destacando a importância de compreender as transformações da adolescência.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em organizar e apresentar informações de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Demonstração de compreensão sobre as mudanças que ocorrem na adolescência.
- Uso adequado da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia a ser utilizada.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a discussão em grupo.
- Fazer intervenções pedagógicas para sanar dúvidas e ampliar a compreensão dos alunos.
- Fazer uma síntese das principais ideias discutidas ao final da aula.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa prévia sobre o tema.
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente na discussão em grupo.
- Demonstrar compreensão sobre as mudanças que ocorrem na adolescência.