Aula sobre Adolescencia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A adolescência é um período de mudanças intensas e significativas na vida dos jovens. É nessa fase que ocorrem as transformações corporais, emocionais e sociais que marcam a transição da infância para a vida adulta. É importante que os estudantes compreendam como essas mudanças ocorrem e quais são as principais influências biológicas e psicológicas que as desencadeiam. Nesta aula, será trabalhada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos vão criar um mapa conceitual sobre a adolescência, abordando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Para isso, apresente alguns exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão mais profunda sobre o tema.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando a importância do tema e como ele será abordado. Apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como os alunos criarão um mapa conceitual sobre a adolescência.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Peça aos alunos que pesquisem em casa sobre a adolescência, com foco nas mudanças corporais, emocionais e sociais que ocorrem nessa fase. Eles devem buscar informações em livros, sites e vídeos e anotar as ideias principais.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a adolescência, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve apresentar as principais transformações corporais, emocionais e sociais que ocorrem na adolescência, bem como as influências biológicas e psicológicas que as desencadeiam.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as conexões entre elas. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre as mudanças que ocorrem na adolescência, considerando as informações apresentadas nos mapas conceituais. Incentive os alunos a compartilharem suas ideias e opiniões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese das principais ideias discutidas e destacando a importância de compreender as transformações da adolescência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em organizar e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Demonstração de compreensão sobre as mudanças que ocorrem na adolescência.
  • Uso adequado da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia a ser utilizada.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a discussão em grupo.
  • Fazer intervenções pedagógicas para sanar dúvidas e ampliar a compreensão dos alunos.
  • Fazer uma síntese das principais ideias discutidas ao final da aula.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa prévia sobre o tema.
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Demonstrar compreensão sobre as mudanças que ocorrem na adolescência.