Aula sobre Aglutinacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aglutinação é um processo de formação de palavras que ocorre quando duas ou mais palavras se unem para formar uma nova palavra. Esse tema é importante para a compreensão da língua portuguesa e suas regras de ortografia, especialmente no que diz respeito ao uso do hífen. Na vida cotidiana, podemos encontrar exemplos de aglutinação em palavras compostas como "guarda-chuva", "pé-de-moleque" e "paraquedas". Nessa aula, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, visando analisar processos de formação de palavras por aglutinação e apropriar-se das regras básicas de uso do hífen.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Inicie a aula explicando o que é a aglutinação e como ela ocorre na língua portuguesa. Em seguida, os alunos irão, em grupos, buscar exemplos de aglutinação em textos impressos e digitais para compartilhar com a turma.

  2. Etapa 2 - Problematização (20 minutos)

    Cada grupo escolherá um exemplo de aglutinação encontrado na etapa anterior e irá problematizá-lo, identificando as possíveis dúvidas e dificuldades relacionadas ao uso do hífen naquela palavra composta. Em seguida, cada grupo apresentará seu exemplo e suas dúvidas para a turma.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas (30 minutos)

    Os alunos, em grupos, irão buscar as possíveis regras de uso do hífen naquelas palavras compostas e criar alternativas para as dúvidas apresentadas na etapa anterior, com base no conhecimento adquirido em sala de aula e em pesquisas realizadas em fontes confiáveis.

  4. Etapa 4 - Solução (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar suas alternativas e soluções para as dúvidas apresentadas na etapa anterior. Complemente as informações, esclarecendo as regras de uso do hífen naquelas palavras compostas.

  5. Etapa 5 - Criação do Diário de Bordo (40 minutos)

    Os alunos irão, em grupos, criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com base no exemplo trabalhado em classe. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática e organizada.

  6. Etapa 6 - Socialização dos Diários de Bordo (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, compartilhando os processos de análise e solução dos problemas relacionados à aglutinação e ao uso do hífen.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Proponha uma conclusão sobre a importância da aglutinação e do uso do hífen na língua portuguesa, destacando a relevância do conhecimento adquirido pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por aglutinação.
  • Possibilitar a apropriação de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos em atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e contribuição efetiva nas atividades em grupo.
  • Habilidade em identificar e analisar processos de formação de palavras por aglutinação.
  • Capacidade de aplicar as regras de uso do hífen em palavras compostas.
  • Organização e clareza na elaboração do diário de bordo.
  • Comunicação efetiva na apresentação do diário de bordo para a turma.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca por exemplos de aglutinação.
  • Estimular a reflexão e problematização dos exemplos apresentados pelos alunos.
  • Complementar as informações e esclarecer dúvidas sobre as regras de uso do hífen.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a importância do tema trabalhado.

Ações do aluno

  • Buscar exemplos de aglutinação em textos impressos e digitais.
  • Identificar possíveis dúvidas e dificuldades relacionadas ao uso do hífen naquelas palavras compostas.
  • Criar alternativas e soluções para as dúvidas apresentadas.
  • Elaborar um diário de bordo organizado e claro.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma de forma objetiva e clara.