Aula sobre Aglutinacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aglutinação é um processo de formação de palavras que ocorre quando duas ou mais palavras se unem formando uma única palavra. Esse processo é muito comum na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversos contextos, como em nomes de lugares, profissões, entre outros. É importante que os alunos entendam esse processo e saibam identificar quando uma palavra foi formada por aglutinação. Nessa aula, os estudantes irão desenvolver a habilidade de analisar processos de formação de palavras por composição, apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é aglutinação e como ela ocorre na língua portuguesa. Para exemplificar, você pode apresentar algumas palavras formadas por aglutinação e pedir para os alunos identificarem as palavras que foram unidas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Organize a turma em grupos de três a quatro alunos. Cada grupo receberá uma lista de palavras para analisar e identificar as que foram formadas por aglutinação.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar as apresentações dos outros grupos. O template deve conter critérios de avaliação como: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo irá preparar uma apresentação das palavras que foram identificadas como formadas por aglutinação. Na apresentação, os alunos devem explicar como a palavra foi formada e dar exemplos de seu uso.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar sua lista de palavras e explicar como elas foram formadas por aglutinação. Os demais grupos irão utilizar o template de avaliação por pares para avaliar a apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Após as apresentações, o professor irá promover uma discussão em sala de aula sobre a importância da aglutinação na língua portuguesa e a aplicação das regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância da habilidade desenvolvida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de processo de formação de palavras por composição.
  • Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Promover a discussão em sala de aula sobre a importância da aglutinação na língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Explicar o que é aglutinação e como ela ocorre na língua portuguesa.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Explicar o processo de criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a preparação da apresentação.
  • Promover a discussão em sala de aula sobre a importância da aglutinação na língua portuguesa.

Ações do aluno

  • Identificar as palavras que foram formadas por aglutinação.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Preparar a apresentação.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Participar da discussão em sala de aula sobre a importância da aglutinação na língua portuguesa.