Aula sobre Aglutinacao
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A aglutinação é um processo de formação de palavras muito comum na língua portuguesa. Ela ocorre quando duas ou mais palavras se juntam para formar uma nova palavra. Por exemplo, a palavra "guarda-roupa" é formada pela aglutinação das palavras "guarda" e "roupa". Já a palavra "couve-flor" é formada pela aglutinação das palavras "couve" e "flor". Na cultura maker, os alunos podem criar um fanzine para desenvolver esse tema. O fanzine é uma publicação independente que pode ser feita pelos próprios alunos, com textos, ilustrações, colagens e outras formas de expressão artística. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um fanzine sobre a aglutinação, explorando as regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é aglutinação e como ela ocorre na formação de palavras. O professor pode usar exemplos práticos e cotidianos para ilustrar o tema.Etapa 2 - Leitura e pesquisa
Os alunos devem realizar uma leitura sobre o tema e fazer uma pesquisa sobre outras palavras formadas pela aglutinação. Eles podem buscar exemplos na internet, em livros ou em revistas.Etapa 3 - Criação do fanzine
Os alunos devem criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, explorando o tema da aglutinação e seus subtópicos. Cada parte do fanzine deve conter textos, ilustrações, colagens e outras formas de expressão artística.Etapa 4 - Revisão e edição
Os alunos devem revisar e editar a fanzine, corrigindo erros de ortografia, gramática e pontuação. Eles também devem fazer ajustes na diagramação e na organização dos conteúdos.Etapa 5 - Apresentação da fanzine
Os alunos devem apresentar suas fanzines para a turma, explicando as escolhas que fizeram e os processos de criação. Incentive a participação de todos os alunos e promover um debate sobre o tema.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na criação do fanzine, a qualidade dos conteúdos produzidos e a capacidade de análise e reflexão sobre o tema.Etapa 7 - Feedback
Ofereça feedback aos alunos sobre o trabalho realizado, destacando seus pontos fortes e apontando oportunidades de melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição);
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na criação da fanzine;
- Qualidade dos conteúdos produzidos;
- Capacidade de análise e reflexão sobre o tema;
- Correção ortográfica, gramatical e pontuação;
- Organização e diagramação dos conteúdos.
Ações do professor
- Explicar o tema e suas regras básicas;
- Incentivar a pesquisa e a criatividade dos alunos;
- Promover a participação ativa dos alunos;
- Fornecer feedback aos alunos sobre o trabalho realizado;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa e leitura sobre o tema;
- Criar uma fanzine explorando o tema da aglutinação;
- Revisar e editar a fanzine;
- Apresentar a fanzine para a turma;
- Participar ativamente da aula e do debate sobre o tema.