Aula sobre Aglutinacao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A aglutinação é um processo de formação de palavras muito comum na língua portuguesa. Ela ocorre quando duas ou mais palavras se juntam para formar uma nova palavra. Por exemplo, a palavra "guarda-roupa" é formada pela aglutinação das palavras "guarda" e "roupa". Já a palavra "couve-flor" é formada pela aglutinação das palavras "couve" e "flor". Na cultura maker, os alunos podem criar um fanzine para desenvolver esse tema. O fanzine é uma publicação independente que pode ser feita pelos próprios alunos, com textos, ilustrações, colagens e outras formas de expressão artística. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um fanzine sobre a aglutinação, explorando as regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é aglutinação e como ela ocorre na formação de palavras. O professor pode usar exemplos práticos e cotidianos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Leitura e pesquisa

    Os alunos devem realizar uma leitura sobre o tema e fazer uma pesquisa sobre outras palavras formadas pela aglutinação. Eles podem buscar exemplos na internet, em livros ou em revistas.

  3. Etapa 3 - Criação do fanzine

    Os alunos devem criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, explorando o tema da aglutinação e seus subtópicos. Cada parte do fanzine deve conter textos, ilustrações, colagens e outras formas de expressão artística.

  4. Etapa 4 - Revisão e edição

    Os alunos devem revisar e editar a fanzine, corrigindo erros de ortografia, gramática e pontuação. Eles também devem fazer ajustes na diagramação e na organização dos conteúdos.

  5. Etapa 5 - Apresentação da fanzine

    Os alunos devem apresentar suas fanzines para a turma, explicando as escolhas que fizeram e os processos de criação. Incentive a participação de todos os alunos e promover um debate sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação do fanzine, a qualidade dos conteúdos produzidos e a capacidade de análise e reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Ofereça feedback aos alunos sobre o trabalho realizado, destacando seus pontos fortes e apontando oportunidades de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição);
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação da fanzine;
  • Qualidade dos conteúdos produzidos;
  • Capacidade de análise e reflexão sobre o tema;
  • Correção ortográfica, gramatical e pontuação;
  • Organização e diagramação dos conteúdos.

Ações do professor

  • Explicar o tema e suas regras básicas;
  • Incentivar a pesquisa e a criatividade dos alunos;
  • Promover a participação ativa dos alunos;
  • Fornecer feedback aos alunos sobre o trabalho realizado;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa e leitura sobre o tema;
  • Criar uma fanzine explorando o tema da aglutinação;
  • Revisar e editar a fanzine;
  • Apresentar a fanzine para a turma;
  • Participar ativamente da aula e do debate sobre o tema.