Aula sobre Aglutinacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Aglutinação é um processo de formação de palavras em que duas ou mais palavras se juntam para formar uma nova palavra, sem hífen ou espaço entre elas. Esse processo é muito comum na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversos contextos, desde palavras simples como "planalto" (plano + alto) até em palavras mais complexas como "paraquedista" (paraquedas + esportista). É importante que os estudantes compreendam as regras básicas de uso do hífen em palavras compostas e, para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender (tempo estimado: 20 minutos)

    Inicie a aula apresentando aos alunos a definição de aglutinação e explicando as regras básicas do uso do hífen em palavras compostas. Em seguida, eles farão uma atividade em que deverão identificar palavras aglutinadas e justapostas em frases.

  2. Etapa 2 - Esboçar (tempo estimado: 30 minutos)

    Nesta etapa, os alunos serão divididos em grupos de 3-4 pessoas e deverão criar um esboço de uma palavra aglutinada, utilizando as regras do uso do hífen. Disponibilize alguns exemplos para auxiliá-los na atividade.

  3. Etapa 3 - Decidir (tempo estimado: 20 minutos)

    Os grupos apresentarão seus esboços aos demais colegas e juntos decidirão qual palavra será escolhida para ser prototipada.

  4. Etapa 4 - Prototipar (tempo estimado: 40 minutos)

    Nesta etapa, os alunos deverão criar um cartaz ou banner com a palavra escolhida e seu significado. O objetivo é que eles utilizem a criatividade e a imaginação para ilustrar a palavra e torná-la mais atrativa.

  5. Etapa 5 - Testar (tempo estimado: 25 minutos)

    Os cartazes/banners serão expostos em uma parede da sala de aula e os alunos farão uma votação para escolher o mais criativo e bem elaborado. Utilize essa atividade para fazer uma avaliação formativa e verificar se os alunos compreenderam as regras do uso do hífen em palavras compostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de palavras aglutinadas.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de palavras aglutinadas e justapostas em frases.
  • Esboço criativo e seguindo as regras do uso do hífen.
  • Cartaz/banner criativo e bem elaborado.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Compreensão das regras do uso do hífen em palavras compostas.

Ações do professor

  • Explicar as regras básicas do uso do hífen em palavras compostas.
  • Fornecer exemplos para a atividade de esboço.
  • Auxiliar os alunos na criação dos cartazes/banners.
  • Fazer a avaliação formativa da atividade.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar palavras aglutinadas e justapostas em frases.
  • Criar um esboço de palavra aglutinada seguindo as regras do uso do hífen.
  • Criar um cartaz/banner criativo e bem elaborado.
  • Participar e colaborar em grupo.
  • Compreender as regras do uso do hífen em palavras compostas.