Aula sobre Aglutinacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Aglutinação é um processo de formação de palavras que consiste na junção de duas ou mais palavras, sem alteração de suas estruturas. É um processo muito comum na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversas situações do nosso cotidiano, como em palavras compostas, como guarda-chuva, ou em expressões populares, como "bota-fora" e "pé-de-meia". Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar e utilizar corretamente a aglutinação, apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (20 min)

    Professor, no Ensino Híbrido, é importante que os estudantes tenham a oportunidade de buscar informações de forma autônoma e fora da escola. Portanto, proponha que realizem uma pesquisa sobre aglutinação, anotando seus conhecimentos para levarem para a sala de aula. No dia da aula, proponha uma roda de conversa para que a turma possa compartilhar o que encontrou.

  2. Etapa 2 - Identificação da aglutinação (30 min)

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de palavras. Eles deverão identificar quais delas são aglutinadas e explicar o porquê.

  3. Etapa 3 - Regras básicas do uso do hífen (30 min)

    Apresente as regras básicas do uso do hífen em palavras compostas aglutinadas e peça aos alunos que façam alguns exercícios de fixação.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem (30 min)

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dê orientações sobre o que deve ser registrado em cada campo.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template (60 min)

    Os alunos aplicarão o template criado na etapa anterior em atividades individuais e em grupo. Eles deverão identificar palavras aglutinadas em textos e criar novas palavras aglutinadas seguindo as regras do uso do hífen.

  6. Etapa 6 - Socialização e encerramento (20 min)

    Os alunos apresentarão suas produções para a turma e o professor fará uma avaliação geral da aula. Em seguida, será feito o encerramento da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição);
  • Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas;
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa;
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de novas palavras aglutinadas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de palavras aglutinadas;
  • Aplicação correta das regras do uso do hífen em palavras compostas;
  • Participação na criação e aplicação do template de registro de aprendizagem;
  • Criatividade na criação de novas palavras aglutinadas.

Ações do professor

  • Fazer uma breve revisão sobre a formação de palavras por composição;
  • Apresentar o conceito de aglutinação e as regras do uso do hífen;
  • Dividir os alunos em grupos e propor atividades em grupo e individuais;
  • Orientar os alunos na criação e aplicação do template de registro de aprendizagem;
  • Fazer uma avaliação geral da aula e encerrar a atividade.

Ações do aluno

  • Realizar uma pesquisa rápida sobre palavras aglutinadas;
  • Identificar palavras aglutinadas em uma lista;
  • Criar novas palavras aglutinadas seguindo as regras do uso do hífen;
  • Criar o template de registro de aprendizagem e aplicá-lo nas atividades propostas;
  • Apresentar suas produções para a turma.